A Prefeitura noticiou nas redes sociais que já está sendo preparada a base para asfaltamento do trecho localizado próximo à MG-050, garantindo o acesso ao novo presídio. A obra, segundo o município, deve ser concluída no início de dezembro.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a construção está na fase de implantação da edificação e demais ajustes devem ser terminados no primeiro semestre de 2025. Concluída, a unidade terá capacidade para 306 vagas e, inicialmente, apenas detentos da Comarca serão enviados ao novo presídio.
Cedido pelo Município, o terreno do presídio tem um total de 30 mil metros quadrados, dos quais 3,6 mil metros quadrados serão de área construída. A unidade é destinada a homens e contará com seis blocos principais, além dos módulos de Apoio e de Ligação. A estrutura ainda contará com uma Estação de Tratamento de Esgoto com área de mais de mil metros quadrados.
O projeto baseou-se em mecanismos que beneficiam o conforto ambiental, como insolação, iluminação e ventilação natural, que juntamente com as aberturas de vãos das edificações irão favorecer a salubridade do ambiente para oferecer melhores condições para agentes e detentos. O custo para implantação do empreendimento está estimado em R$ 27.999.371,73. De acordo com a SEJUSP, ainda não há uma definição sobre o número de policiais penais que trabalharão no local.