Uma campanha da Prefeitura de Itaúna, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, propõe a arrecadação de absorventes para serem doados a mulheres e adolescentes em idade menstrual carentes. Denominada “Programa Intimidade: absorva essa ideia”, a proposta tem como objetivo alertar para a pobreza menstrual, além de ajudar a reduzir os impactos da falta de acesso a produtos de higiene íntima.
Um relatório feito pelo Fundo de População das Nações Unidas e pela Unicef, que é o Fundo das Nações Unidas para a Infância, mostra que a pobreza menstrual fere a dignidade e afeta a saúde de mulheres e adolescentes. O direito à água, ao saneamento básico e aos produtos de higiene pode amenizar esse problema social.
Os absorventes poderão ser deixados em pontos já utilizados pela campanha ‘Quarentena Solidária’: Espaço da Mulher (CEMO Dr. Ovídio), Banco de Alimentos Elza Lopes, igrejas católicas, evangélicas, grupos espíritas, maçonaria, Sociedade São Vicente de Paulo, supermercados 2001, EPA, Rena e Souza Melo.
A secretária de Desenvolvimento Social, Alessandra Nogueira Araújo, afirmou que o intuito do programa é procurar amenizar os efeitos desse problema. “Sabemos da dificuldade no que diz respeito à escassez de recursos financeiros suficientes para aquisição de itens de higiene menstrual, principalmente depois dessa crise que a pandemia do Covid-19 trouxe para o país, por isso a importância de abordar esse assunto ficou ainda mais intensa”, avaliou.
Os absorventes arrecadados serão doados para o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CRAS II – Centro de Referência de Assistência Social Prefeito Francisco Ramalho e CRAS III – Centro de Referência de Assistência Social Antônio Augusto Lima Coutinho (Doutor Coutinho), que irão realizar a distribuição para pessoas cadastradas.