Amigos e parentes do advogado Peter Gabriel Gonçalves de Andrade, presidente da Apac de Itaúna, estiveram presentes no salão do júri, no Fórum, na tarde de quinta-feira (8), para cumprimentá-lo pelo recebimento da “Medalha Desembargador Hélio Costa”. A comenda, instituída em 1995, é concedida a cada dois para pessoas que prestam relevantes serviços à justiça e foi entregue na solenidade pelo diretor do Fórum de Itaúna, juiz Adelmo Bragança de Queiroz.
O patrono da Medalha Hélio Costa nasceu em Sabará em 1914; era graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e ingressou na magistratura em 1940; em 1964 foi promovido a desembargador. Ele também foi corregedor-geral de Justiça e ocupou uma série de outros cargos de destaque.
O desembargador exerceu também o magistério na Pontifícia Universidade Católica e na UFMG. Aposentou-se em 1984 e exerceu até a sua morte, em 2011, a Superintendência da Memória do Judiciário Mineiro.
O homenageado com a Medalha Desembargador Hélio Costa, advogado Peter Gabriel, está à frente da Apac de Itaúna desde o final de 2019 e para o juiz Adelmo Bragança, ele é merecedor desta distinção e do reconhecimento do poder judiciário. Na Apac, Peter Gabriel conduz o trabalho, sem qualquer remuneração, com muita firmeza, ética e competência. Ele foi responsável pela reorganização econômico-financeira e administrativa da entidade e tem levado “harmonia à Apac e aos recuperandos”.
“Recebi muito mais do que possa merecer”
Em sua fala, Peter Gabriel ressaltou que foi por grande generosidade do poder judiciário a concessão desta honraria, mas que a princípio, quando foi anunciado seu nome como indicado, foi tomado por um misto de “incredulidade, alegria e emoção”. E que, agora, nesta solenidade, ficam a alegria e a emoção. “Sempre me perguntam quanto recebo para ser presidente da Apac, depois desta homenagem irei responder que “recebi muito mais do que possa merecer”.
A irmã do homenageado, Camila Gonçalves de Andrade Leite, também advogada, fez um breve pronunciamento na solenidade e disse que é um orgulho muito grande fazer parte de sua família. Para ela, Peter sempre foi exemplo e inspiração, assim como sua mãe, Zélia Gonçalves, que os conduziu ao mundo do Direito.
Autoridades e amigos para o abraço
O encontro reuniu diversas autoridades, além de amigos e familiares de Peter Gabriel que foram abraçá-lo, como a vice-prefeita Gláucia Santiago, os vereadores Nesval Júnior e Lacimar Cezário, os promotores Rodrigo Bragança de Queiroz e Maria José de Figueiredo, o juiz Alex Matoso, o delegado Leonardo Moreira Pio, o major Alexsandro César de Souza, Fares Neto, Valter Gonçalves Amaral, Euder Monteiro e Irineu Carvalho de Macedo Júnior, da OAB de Itaúna.