Concessionária já foi multada 12 vezes este ano
Aconteceu na quarta-feira passada (5) a primeira reunião da Comissão Especial do Transporte Coletivo, criada pelos vereadores para investigar denúncias de irregularidade da empresa ViaSul. A reunião contou com a participação do presidente, vereador Silvano Gomes (PDT), do relator Nesval Júnior (PSD) e dos membros Aristides Ribeiro (PSC), Edênia Alcântara (PDT) e Gustavo Dornas (Patriota), além da gerente de Trânsito, Cíntia Valadares, e dos fiscais do setor, Peri Tupinambás e Bruno Campos.
O principal objetivo da Comissão Especial solicitada por Gustavo Dornas, é apurar denúncias de irregularidades na prestação de serviços do transporte coletivo em Itaúna. Essas denúncias, a partir de reclamações de usuários do serviço, indicam a redução e descumprimento de horários, excesso de passageiros dentro dos ônibus e nos pontos de embarque e desembarque, colocando em risco a saúde das pessoas por causa da Covid-19.
Nesta primeira audiência da Comissão Especial, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube, foi mostrado que a empresa ViaSul tem sido regularmente advertida pelo poder público por descumprir cláusulas do contrato e que somente este ano foi multada 12 vezes pelo Setor de Trânsito. Durante as idas e vindas das ondas da pandemia da Covid-19, os horários dos ônibus têm sido reajustados com frequência na tentativa de atender as necessidades da população.
Durante a reunião foram discutidas diversas pautas, entre elas o projeto de um terminal rodoviário para os ônibus municipais e a fiscalização com relação à duplicidade de função dos motoristas, que trabalham sem a assistência de um cobrador.