Em solenidade realizada na manhã de quinta-feira (16), a Mesa Diretora da Câmara entregou o título de Cidadania Honorária ao procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior. A concessão do título é de iniciativa do vereador Alexandre Campos (MDB). Diversas autoridades do Judiciário e do Ministério Público estiveram presentes na solenidade. A composição da Mesa contou com a participação do presidente da Câmara, Nesval Junior (PSD), do vice-presidente, Alexandre Campos, do prefeito Neider Moreira (PSD), do reitor da Universidade de Itaúna, Dr. Faiçal David Freire Chequer, além do homenageado, Dr. Jarbas Soares.
Em seu pronunciamento, o procurador-geral de Justiça expressou agradecimentos pela condecoração, destacando que já sentia-se como cidadão itaunense desde a votação do título, feita em plenário do legislativo no início do ano. Ele também relembrou personalidades de Itaúna que se destacaram no âmbito estadual e nacional.
O presidente do Legislativo Nesval Júnior agradeceu a presença do procurador, celebrando a importância desse momento para a Câmara Municipal e para toda a cidade.
Quem é o novo Cidadão Honorário de Itaúna
Jarbas Soares Júnior nasceu em 6 de setembro de 1964, em Montes Claros, é Filho de Rosalice Caetano Soares e Sebastião Jarbas Soares. Ele é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É Procurador de Justiça desde maio/2001, tendo exercido as funções de Promotor de Justiça nas Comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito.
Em sua atuação na defesa do Meio Ambiente, foi presidente da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa) por três gestões, de 2003 a 2011; é membro da Comissão de Direito Ambiental da União Internacional para Conservação da Natureza; professor desta disciplina nas instituições: Unifenas, Escola Superior do Ministério Público e na Escola de Advocacia da OAB/MG.
Foi Conselheiro do CNMP por dois mandatos, tendo assumido a Presidência da Comissão de Direitos Fundamentais e coordenando grupos de estudos sobre propostas de regulamentação, dentre outros, da autocomposição de conflitos. Integra atualmente o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. É um dos autores do “Manual de Atuação do Promotor de Justiça” (2004); coordenador das obras “O Meio Ambiente na visão do Ministério Público e da Magistratura” (2008) e “Efetividade do Direito Ambiental” (2008); coautor do livro “20 Anos da Constituição Federal” (2009) e da obra “Ficha Limpa”, escritos com os autores da Lei Complementar no 135/2010, e Coordenador dos livros “O Meio Ambiente no STJ”, “A Jurisprudência Ambiental do STF Comentada” e da Coleção Direitos Fundamentais, todos da Editora Del Rey. Atual Procurador- Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais em seu quarto mandato, prima pelo diálogo institucional.
Dr. Jarbas Soares é Doutor Honoris Causa pela Unicor, palestrante em diversos Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios no Brasil e exterior. Jarbas recebeu a cidadania honorária de vários municípios, tendo orgulho de ser mineiro e desbravar estas montanhas, dedicando para que a vida pessoal e profissional seja conduzida com equilíbrio, movimento e foco. Agora é, também, Cidadão Honorário de Itaúna.