Professor da Universidade de Itaúna recebe uma das maiores certificações profissionais do mundo 

0
305

O Doutor e Professor de Odontologia da Universidade de Itaúna, Sérgio Araújo Andrade, referência mundial em diagnóstico oral, foi agraciado com o certificado Lifetime Achievement Award –prêmio concedido por organizações internacionais para destacar profissionais que sobressaem pela contribuição em suas áreas de atuação ao longo da carreira. A certificação será oficialmente entregue durante cerimônia em Tampa, na Flórida, pelo Global Summits Institute, uma organização que premia médicos pela excelência em inovação, pesquisa, liderança organizacional, empreendedorismo e prática clínica. A honraria foi recebida de forma online, mas o certificado físico deverá ser recebido entre os dias 12 e 14 de junho, durante um evento de gala na Sardenha, Itália.

Apenas 100 profissionais de saúde de todo o mundo são reconhecidos anualmente com essa premiação, incluindo médicos, dentistas, farmacêuticos e outros especialistas e a seleção é feita por meio de um processo peer-to-peer, onde especialistas de 150 países indicam seus pares. A decisão final é de um comitê de renomados profissionais da área da saúde, incluindo pesquisadores e executivos de grandes multinacionais do setor. 

Em entrevista ao Jornal S’Passo, o professor destacou a exclusividade e a raridade da premiação. “Entre todos os profissionais de saúde do mundo, a chance de ser agraciado com um prêmio desse porte é de apenas 0,00000096%. Para se ter uma ideia, é mais fácil ganhar na Mega-Sena, com uma probabilidade de 0,000002%. Precisamente duas vezes mais fácil”, ressaltou. 

O professor, que há anos se dedica ao diagnóstico oral com um nível de excelência internacional, atribui a conquista a outros prêmios recebidos ao longo da carreira, como o prêmio de melhor pesquisa em 2016 pela British Medical Journal e pelo portal Periódicos Capes do Ministério da Educação do Brasil. Em 2024, Dr. Sérgio também foi reconhecido como melhor revisor

“A premiação reflete o trabalho de profissionais de diversas áreas da saúde, e os 100 nomes selecionados globalmente não têm um ranking de posição. Estar entre esses 100 profissionais é uma grande honra, pois simboliza o legado que estamos deixando para a saúde mundial”, explica Sérgio. 

Reconhecimento para a UIT 

Segundo Sérgio, a certificação também coloca a Universidade de Itaúna, onde leciona, em evidência mundial. “Este prêmio não só valoriza a minha trajetória, mas também coloca a Universidade de Itaúna, a cidade e toda a região em destaque. Isso significa que cada vez mais pessoas poderão acessar um atendimento especializado de excelência mundial, sem precisar viajar grandes distâncias ou gastar grandes quantias em tratamentos de diagnóstico oral”, completou. 

Embaixador do Brasil no Comitê de Liderança da Associação de Inteligência Artificial Odontológica 

O professor Sérgio Araújo foi nomeado Embaixador do Brasil no Comitê de Liderança da Associação de Inteligência Artificial Odontológica (DAIA), devido à sua trajetória profissional e constantes pesquisas que têm influenciado tratamentos inéditos no campo da odontologia. 

A nomeação foi formalizada por meio de correspondência, através da Dra. Sonia Bordin-Aykroyd, Embaixadora da América do Sul. 

A função envolve a promoção e representação dos interesses da associação no Brasil e no mundo, além da responsabilidade de fortalecer as relações com instituições e profissionais da área, promover o uso de inteligência artificial na odontologia e disseminar os avanços tecnológicos e científicos.

O embaixador também colabora com a implementação de programas educativos, realiza parcerias e divulga os projetos e eventos da DAIA em nível local, sempre com o objetivo de avançar a missão global da associação no campo da odontologia inteligente.