O reitor da Universidade de Itaúna, professor Faiçal David Freire Chequer, esteve presente na solenidade de posse da advogada e professora Edilene Lobo como juíza substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na terça-feira (8), em Brasília. O reitor estava acompanhado da coordenadora da Faculdade de Direito, Lílian Chequer e do professor Giovanni Vinícius.
A nova ministra do TSE, Edilene Lobo é de Taiobeiras, região Norte de Minas, é doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É professora da graduação e do mestrado em Direito da Universidade de Itaúna. Além de professora universitária, é escritora, com diversos livros e artigos publicados. Suas pesquisas se concentram, principalmente, nas áreas de inclusão e direitos humanos.
A escolha de Edilene Lobo para vaga do TESE foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de uma lista organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros efetivos: três são originários do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade. Os titulares são: Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Nunes Marques, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques. Há, ainda, igual número de ministros substitutos nas respectivas categorias.
A advogada e professora da UIT ocupará vaga da chamada “classe de juristas”. O mandato no TSE é de dois anos, podendo haver uma recondução.