Projeto de lei pretende acabar com a poluição visual e os perigos de fios e cabos soltos nos postes

0
1490

Os cabos e fios em quantidade excessiva que trançam os postes e invadem a paisagem urbana nos grandes centros, representam também um problema em Itaúna. Muitos estão posicionados de maneira irregular, em situação de desuso ou sem manutenção adequada, tendo como consequência riscos de acidentes. Na última reunião da Câmara, foi aprovado projeto de lei estabelecendo a obrigatoriedade da identificação do cabeamento presente nos postes de todo o município. A partir daí deverá ser feito o alinhamento desses fios pendurados de maneira irregular, pendentes e baixos, e a obrigatoriedade da retirada da fiação inutilizada pelas empresas proprietárias. A proposição é de autoria do vereador Léo Alves (Podemos) e foi aprovada por unanimidade.

Fiscalização é difícil

Atualmente, Itaúna conta com uma imensa quantidade de cabos aéreos, dentre eles os fios da rede elétrica, de telefonia, de televisão e internet. Léo Alves justificou que esse cenário nas ruas das cidades é feio e gera grande perigo para as pessoas. Ele contou que o filho sofreu acidente de motocicleta no bairro Cerqueira Lima, no ano passado, depois de atingir cabos que estavam soltos e que, felizmente, a queda não foi grave.

A instalação de cabos e também dos postes é feita pelo poder público e não há como saber as condições de outros fios que já estão instalados naquela rua, nem mesmo a origem deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 × três =