Projeto do Centro de Treinamento no bairro de Lourdes prevê excelência em esportes, emprego e lazer para Itaúna

A proposição está em tramitação na Câmara e esbarra na má vontade de alguns vereadores que não querem desalojar antigo campo de peladas de clubes tradicionais da cidade

0
1868

Como o Jornal S’PASSO noticiou essa semana, está na pauta de discussões no legislativo uma controversa matéria de concessão de uso de imóvel do município à Federação Mineira de Tênis, no bairro de Lourdes. O vereador Antônio de Faria Júnior (PL), o Da Lua,  pediu vistas ao projeto de lei alegando que a proposta contraria os interesses de desportistas (que usam o espaço para peladas em fins de semana) e a comunidade do bairro de Lourdes que sofre com a falta de investimentos de lazer para a população mais carente.

O local onde espera-se construir o Centro de Treinamento hoje serve para recreação para atletas de Itaúna. Imagem: Miguel Bessa/Jornal S’passo

A proposição deverá ser votada em reunião extraordinária nesta quinta-feira (30), com as modificações sugeridas pelos vereadores, como o detalhamento do projeto da  FMT, os impactos social e financeiro para a cidade de Itaúna e os investimentos do empreendimento. A reportagem teve acesso a informação de que o secretário de Esportes Nelson Júnior e investidores do projeto reuniram-se com vereadores e ficou acertado que serão feitas as modificações na matéria. 

 O projeto autoriza o município a conceder direito real de uso do imóvel, ao lado da praça de esportes do bairro de Lourdes, pelo prazo de 10 anos, à empresa Federação Mineira de Tênis – FMT, que irá construir  um Centro de Treinamento de Excelência em Tênis na cidade. O executivo afirma que o projeto vai atender cerca de 200 crianças e adolescentes, além de trazer para a cidade torneios estaduais, nacionais e internacionais. 

Com a intenção de massificar e expandir a modalidade, o projeto implantará 6 quadras de tênis e 3 de beach tênis, propondo identificar, treinar e revelar novos talentos. A proposta vai além, ampliando o acesso da modalidade para promover a inclusão social por meio do esporte, oferecendo um centro de treinamento moderno à população que não possui contato com a prática esportiva, contribuindo com a formação cidadã dos itaunenses. O projeto prevê ainda a criação de restaurante, lanchonete, vestiário masculino e feminino, sala de fisioterapia, nutricionista, sala zelador,  jardinagem, sala de professores com copa, e depósito de materiais e sala de imprensa.

Metodologia Guga de Tênis, com geração de emprego e renda

O Centro de Treinamento da Federação Mineira de Tênis quer implantar em Itaúna  a “metodologia Guga de Tênis” e será o maior complexo da modalidade no estado e um dos maiores do Brasil. Na avaliação do prefeito Neider Moreira (PSD), o projeto trará um grande impacto na economia da cidade, com a geração de emprego e renda em vários setores, além da vinda de turistas com a realização de eventos oficiais.

E será mais  uma opção a mais de lazer para a comunidade itaunense, que só tem a ganhar com isso. O secretário de Esportes Nélson Júnior enfatizou que está animado com esse projeto, de ganho muito significativo para o esporte e o turismo na cidade, com  visibilidade mundial que será proporcionado ao município com a realização de eventos nacionais e internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × cinco =