Uma reunião na manhã de terça-feira (16), na Prefeitura, teve como tema o projeto do trevo que dá acesso ao Padre Eustáquio e bairros adjacentes. O encontro contou com representantes da Prefeitura, das secretarias de Infraestrutura e Serviços e de Regulação Urbana e da empresa Porto Assunção, que apresentará estudos de tráfego e levantamento inicial para as obras.
O secretário Rosse Andrade, da Infraestrutura, explicou ao Jornal S’PASSO que o projeto deverá estar pronto até o final de fevereiro. “Assim que estiver pronto iremos apresentá-lo ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER para avaliar se está tudo dentro das normas. Depois disso, encaminharemos ao governo de Minas Gerais para assinatura e a efetivação da parceria para construção do trevo”, disse.
Rosse acredita que neste primeiro semestre serão feitos os encaminhamentos para o início das obras.
Na opinião do secretário de Regulação Urbana, Thiago Nogueira, essa fase é de elaboração e finalização do projeto e quando ele for concluído e aprovado, “poderemos dar maiores informações sobre o encaminhamento e prazo dessa construção”.
Obra importante para melhoria do tráfego e crescimento econômico
Mais que um trevo que ligará o centro aos bairros Padre Eustáquio, Veredas, Irmãos Auler, Leonani, Jadir Marinho, Centenário, entre outros, a obra na rodovia MG-431 será para construção de um viaduto. A ideia inicial do prefeito Neider Moreira (PSD) é conseguir junto ao DER-MG a municipalização do trecho da rodovia que é um dos mais problemáticos pontos de tráfego do município e buscar parceria para a construção.
O número de veículos em Itaúna tem crescido muito nos últimos anos e hoje a cidade conta com mais de 70 mil automóveis emplacados. Com esse crescimento veio um aumento significativo no tráfego ao longo da MG-431 que é uma artéria vital que conecta imóveis residenciais, empresas e destinos essenciais para os itauinenses. Atualmente, 18 mil veículos trafegam por dia na região do Trevo do Padre Eustáquio.
Correção de um problema antigo
Para o prefeito, a construção do viaduto na MG-431 é a solução que Itaúna precisa para enfrentar esses desafios do trânsito de carros, caminhões, ônibus e passagem de pedestres. “Um viaduto não é apenas uma estrutura física, mas um símbolo de progresso e um passo rumo a uma cidade mais eficiente, segura e próspera. A obra vai trazer benefícios econômicos com uma infraestrutura de transporte melhorada, a atração de novos investimentos e renda, gerando empregos e impulsionando nossa economia local”, afirma Neider.