Projeto Fred estreia em Rio Manso com capacitação em artesanato para comunidade

Com patrocínio da Mineração Usiminas, iniciativa leva oficina de tapeçaria ao Morro da Onça e abre nova temporada em Itatiaiuçu

0
309

Valdirene Maria Silva Faria ficou entusiasmada com a sua primeira aula de tapeçaria: “Minha irmã me ensinou a fazer crochê e eu tomei gosto. Agora aprenderei algo diferente e muito interessante também. Estou ansiosa para conhecer mais as técnicas e colocar em prática”.  Valdirene é uma das moradoras da comunidade do Morro da Onça (Rio Manso/MG) beneficiadas pelo Instituto Fred, responsável pelo projeto Artes em conexão: Dança & Tapeçaria, que levou à localidade a oficina, com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

No Morro da Onça, o curso começou em 20 de agosto, na Escola Municipal Antônio Batista Marques. Esse é o primeiro ano do Instituto Fred na comunidade, mas o terceiro consecutivo que a Mineração Usiminas patrocina a iniciativa. A diretora de Sustentabilidade da companhia, Marina Magalhães, salienta o que significa para a empresa apoiar projetos com foco na arte, no bem-estar e na inclusão. “Acreditamos que iniciativas culturais e sociais têm um impacto transformador nas comunidades e por isso apoiamos essas ações, em alinhamento com as estratégias que traçamos para contribuir com o desenvolvimento local, oferecendo oportunidades que estimulam a criatividade e o crescimento pessoal”.  

Além de promover a arte popular, a oficina de tapeçaria é um importante meio de elevar a autoestima dos participantes e incentivá-los a buscar nova fonte de renda. Com duração de quatro meses e oferecido gratuitamente, o curso ensina a técnica “Trama Sem Nó” e conta com atividades complementares como desenho, empreendedorismo e suporte psicossocial. O projeto também abrange exposições e rodas de conversa que abordam temas variados, como convivência, mercado de trabalho e autocuidado. 

Em Itatiaiuçu

A cidade de Itatiaiuçu está contemplada pela terceira vez consecutiva pelas atividades do Instituto Fred na região. Em agosto, foram iniciadas no município, além da oficina de tapeçaria, a de Street Dance, que proporciona às crianças o aprendizado de movimentos coreografados como forma de expressão corporal.