Projeto “Música na Árvore” encerra período natalino e leva Folia de Reis para Itaúna

0
681

Evento alimentado por energia solar será nesta sexta-feira (6), Dia de Reis, com várias atrações musicais. Toda a programação é gratuita.

Itaúna foi a cidade escolhida pelo coletivo cultural “Música na Árvore” para o encerramento de seu especial de Natal. Na sexta-feira, dia 6 de janeiro, a partir das 18h, o projeto irá levar música e alegria para a Praça Doutor Augusto Gonçalves, Centro. O local será palco de um espetáculo com repertório inspirado no período natalino e na tradição de Folia de Reis. Irão se apresentar as estrelas da música mineira Will Motta e Charanga Pop, com a presença de grupos de Folia de Reis da cidade e da tradicional banda Sagrado Coração de Jesus. A programação é gratuita.

Com o objetivo de oferecer ao público um amplo painel da música instrumental nacional, o diretor artístico do projeto, João Vianna, ressalta que o evento se pauta na sustentabilidade e é destinado a todos os públicos, com cuidados especiais em relação às pessoas com deficiência e idosos. “O que se busca também é promover atividades culturais de estilos de vida saudáveis, voltadas às práticas sustentáveis, por meio, por exemplo, do incentivo à adoção de hábitos como a coleta seletiva de resíduos e a reciclagem”, pontua.

Um dos diferenciais é que toda a matriz energética é solar, com a geração de energia para os equipamentos de som proveniente de uma estação solar construída em cima de uma van. A tecnologia foi desenvolvida pela Universidade de Brasília (UNB), por meio de contrato com a empresa Júnior Matriz Engenharia de Energia. O projeto teve várias edições realizadas naquela cidade, em Belo Horizonte e na Suíça. Em Minas, com a direção de João Vianna e Robson Assis, ganhou a versão com energia solar. Essa ação inédita no Brasil foi recém-premiada pelo IMEC (Instituto Mineiro de Engenharia e Tecnologia). “Mobilizando o nosso habitual público: jovens e adultos frequentadores de praças e parques públicos pretendemos ser referência na gestão e manejo de resíduos em eventos culturais”, completa João Vianna.

O “Música na Árvore” é executado por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CEMIG, realização da Muzak Promoções e Eventos e apoio da GSL Metalúrgica. O especial de Natal também está sendo realizado em Belo Horizonte, e Teixeiras, no interior do estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 × um =