‘Projeto Social Literatura Viva’ doa livros e incentiva a leitura em Itaúna

0
244

O Jornal S´Passo já divulgou as atividades realizadas, programadas ou espontâneas, na Praça Dr. Augusto Gonçalves (Praça da Matriz), especialmente nas manhãs de sábado. Ali acontecem com frequência a Feirart, com exposição e venda de artesanatos; o caminhão de música ao vivo do João José, a exibição de música do Clube da Vitrola do Maurício Paulino, as performances artísticas do Baiano e dos casais que acompanham a música do João José; os eventos de capoeira do professor Filhote e muita conversa descontraída entre amigos e conhecidos.

Semana passada, a reportagem do S’PASSO esteve na Praça e conferiu a cena de uma mulher que instalou em frente à banca Via Cultural uma mesa e o seu “Projeto Social Literatura Viva”, de doação de livros. Sim, as pessoas chegavam e pegavam o exemplar totalmente gratuito. Antes e durante a escolha do exemplar literário, sempre acontece um dedo de prosa com as pessoas que estão por ali, porque quem gosta de literatura também gosta de conversar.

A idealizadora do projeto, que já funciona há vários anos, e que passeia por vários lugares de Itaúna, é a itaunense Márcia Regina Morais, escritora e poetisa. Ela recolhe doações de livros e os repassa em eventos em Itaúna. Márcia Morais afirma que está sempre pela cidade, nas escolas, nas ruas, nos eventos artísticos e culturais e as doações são muito bem-vindas, em qualquer lugar e ocasião. “O mais importante para mim é ter a oportunidade para doar livros, fazer com que as pessoas se interessem em apanhar o seu exemplar, ler e repassar para frente”, pontua.