A propaganda dos candidatos majoritários e proporcionais, prefeitos e vereadores, começou nesta sexta-feira,30 em todo o País. Em Itaúna, foram poucos os partidos que produziram ou entregaram em tempo hábil seus programas. Das coligações majoritárias, a do candidato Gustavo Mitre, que seria o segundo na escala de sorteio para a ordem de veiculação, foi o único a ir ao ar na programação de rádio. No programa inicial o candidato da coligação ITAÚNA EM BOAS MÃOS (PL/PODE/PP/PRD/REPUBLICANOS/UNIÃO) utilizou o tempo para uma apresentação da sua biográfica, currículo, bem como do seu candidato à vice Hidelbrando Neto, ambos falaram depois de serem ancorados pela locutora do programa. A dupla de candidatos também apresentou o que deve ser a linha da campanha, destacando que o importante será apresentar propostas e projetos para o futuro de Itaúna, deixando de lado as críticas do que já aconteceu no passado e em outras gestões, tendo o que vem pela frente como desafio. Os candidatos Wandik Pincer e Mauricio Nazaré, e suas respectivas coligações não enviaram a produção em áudio para as emissoras de rádio, não participando assim do primeiro dia da propaganda gratuita.
TV Cidade não veicula propaganda de partidos no primeiro dia
Apesar de não ter sido aceito o apelo feito pela direção da emissora TV Cidade no encontro entre veículos de rádio e TV aos representantes das coligações partidárias junto ao Cartório Eleitoral, para ficarem isentos de transmitir a propaganda eleitoral em razão de restrição de equipe e conteúdo, leia-se, tempo de programação próprio, a emissora depois de ter preparado a grade para receber as produções de veiculação, nada recebeu. Nenhuma das coligações, enviou para o primeiro horário de exibição, sendo os determinados pela Justiça Eleitoral, 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, suas produções. A emissora se ateve a veicular peças educativas do TSE e a vinheta de reserva de horário eleitoral.
Vereadores ainda não falam no rádio e TV
A situação dos candidatos proporcionais, vereadores, não ficou muito diferente, nenhuma coligação enviou o material em áudio para inserção nas grades de programação das emissoras, o mesmo aconteceu com a programação de televisão. Já sem um tempo individual significativo, os candidatos a vereador perderam do pouco tempo que possuem, o do primeiro dia de campanha.
Prazo de entrega de mídias
Como definido pelas emissoras junto às coligações, o horário limite para envio de material seja para o mesmo dia, no caso da emissora de TV e para o dia seguinte para as emissoras de rádio é as 16 horas o que não havia ocorrido até estas sexta-feira,30. Desta forma um novo cenário para a propaganda eleitoral só poderá ser ouvido ou assistido pelos eleitores a partir da próxima segunda feira, ficam em reprise a programação deste sábado 31 de agosto.