Encontrar um bom lugar para morar, especialmente quando se trata de aluguel e em uma região bem povoada, pode ser uma tarefa desafiadora. Isso sempre foi, em qualquer época. No entanto, em 2024, alguns obstáculos específicos podem surgir durante essa busca pelo imóvel perfeito que receberá você e sua família, os acolhendo e dando o espaço para você chamar de lar.
Por isso, no decorrer deste artigo, será explorado todos os maiores desafios enfrentados por locatários e proprietários de imóveis ao procurar por casas para alugar, desde questões burocráticas até problemas relacionados à alta demanda no mercado imobiliário.
Logo, meu querido leitor, se você está em busca de casas para alugar em BH, a seguir estão informações que ajudarão você a estar preparado. Vamos lá!
De olho nos três principais desafios ao buscar imóveis para alugar
Assim como veremos os três desafios a seguir, também teremos algumas possíveis soluções presentes em cada tópico. Por isso, meu caro, não deixe de ler cada um dos tópicos a seguir, atentamente, principalmente para conseguir se dar bem ao buscar seu novo imóvel junto com a família.
Comprovação de renda e análise de crédito
Logo de início, vemos que uma das principais barreiras encontradas pelos locatários ao buscar imóveis para alugar é a necessidade de comprovação de renda e análise de crédito.
Os proprietários de imóveis, muitas vezes, exigem que os potenciais inquilinos demonstrem sua capacidade financeira para arcar com o pagamento do aluguel mensalmente. Essa exigência pode ser um empecilho para aqueles que possuem renda informal ou irregular.
Afinal, depois da época do Coronavírus, muitos brasileiros começaram a empreender seus próprios negócios, saindo então da regra básica de contar com o modelo de trabalho CLT. Nesse caso, os empreendedores, dependendo da área de atuação, podem ter rendas irregulares.
Mas calma! Graças às notas MEI, por exemplo, é possível comprovar renda neste caso. Basta pegar a declaração anual de recebimentos, que deve ser entregue todo ano ao governo e apresentar ao locador em questão.
Alta oferta no mercado
Já o segundo desafio é enfrentado apenas pelos locadores e reside na alta oferta no mercado. Esse ponto, é o que pode gerar dificuldades para os proprietários encontrarem inquilinos interessados.
Isso especialmente ocorre em cidades grandes, onde a busca por imóveis localizados em pontos estratégicos, como próximos a escolas de qualidade ou em bairros mais seguros e bem localizados, é alta, fazendo que casas sem uma boa localização sejam pouco buscadas.
Infelizmente nessa questão, não existe muito o que fazer. Apenas investir no imóvel para torná-lo o mais acolhedor possível e ajustar o preço do aluguel para se tornar atrativo.
Antecipação de aluguel
Por fim, chegamos em um dos maiores desafios enfrentados pelos locatários, especialmente em 2024. Esse desafio é a exigência de antecipação de aluguel por parte dos proprietários.
Muitos locadores solicitam que os inquilinos paguem vários meses de aluguel adiantado como forma de garantia e segurança.
Embora isso possa ser vantajoso para o locador, já que oferece uma garantia financeira maior, pode representar um ônus significativo para os locatários, especialmente se não estiverem preparados para desembolsar uma quantia tão alta de uma só vez.
Como visto até aqui, buscar imóveis para alugar em 2024 pode apresentar uma série de desafios. No entanto, com planejamento e paciência, é possível superar esses obstáculos e encontrar o local ideal para morar.
Quando o assunto é casa para alugar, é importante estar preparado para enfrentar esses desafios e estar ciente das exigências do mercado imobiliário atual.
Pois estamos falando de aluguel de algo substancial, que irá abrigar cada inquilino por vários anos, décadas e em alguns casos, pela vida toda. Fica a dica!