A Receita Federal está emitindo um alerta sobre um golpe por e-mail que tem como alvo os contribuintes durante o período de entrega da declaração do imposto de renda (IR), cujo prazo se encerra nesta quarta-feira (31).
De acordo com o alerta, os golpistas estão enviando mensagens de e-mail informando às vítimas que houve erros na realização da declaração do IR e oferecem um link malicioso para corrigir as supostas inconsistências. Ao clicar no link, as pessoas são redirecionadas para um site suspeito que solicita informações fiscais. Além disso, os anexos presentes no e-mail podem conter programas executáveis que comprometem o computador com vírus ou buscam coletar dados pessoais.
A Receita Federal enfatiza que não envia e-mails ou mensagens de texto solicitando a correção de erros na declaração por meio de links. O órgão também alerta os contribuintes a estarem atentos a mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, a não clicarem em links suspeitos e maliciosos, a não abrirem arquivos anexados e a verificarem a autenticidade das comunicações que aparentam ser da Receita.
Essas medidas são importantes para evitar cair em golpes e proteger os dados e informações pessoais dos contribuintes durante o período de declaração do imposto de renda.
Parte superior do formulário