SAAE fica na mira dos vereadores que criticam falta de água e emissários de esgoto danificados

0
166

O SAAE voltou a ser duramente criticado pelos vereadores na reunião de terça-feira (6), principalmente por causa da falta de água nos bairros da cidade e na zona rural. Em todas as comunidades está faltando água, disseram. A comunidade mais citada é o Vale dos Pequis, onde moradores têm feito várias postagens nas redes sociais denunciando o descaso da autarquia para com a comunidade. Segundo eles, antes, a falta de água era somente nos finais de semana, hoje é quase todos os dias, causando grandes problemas para a população.

Na opinião dos vereadores, a tendência da falta de água é piorar com a chegada do calor, se não houver uma atitude agora, com a aquisição de mais caminhões-pipa e a instalação de poços artesianos nos lugares mais problemáticos. “Não tem água para fazer comida, para dar aos animais, nem para tomar banho ou cuidar da limpeza da casa. Estou indignada com a falta de competência do SAAE e lá, parece, eles não estão se importando os problemas. Dinheiro tem, o que falta é competência”, reclamou a vereadora Márcia Cristina Santos (PP). Silvano Gomes (PSD) afirmou que há um ano um poço artesiano foi perfurado na comunidade de Córrego do Soldado e até hoje não foi colocado em funcionamento, por problemas com a Cemig.

Outra crítica endereçada ao SAAE é com relação aos emissários de esgoto, danificados pelas chuvas de dois anos atrás e tratados como crime ambiental pelos vereadores da oposição. A vereadora Edênia Alcântara (PV) mostrou com vídeos e fotos a situação dos esgotos sendo despejados nos rios. Ela disse que essa semana esteve em Santanense, em vários pontos onde o esgoto está sendo lançado no Rio São João e no Ribeirão dos Capotos, acompanhada de moradores, ligados à Associação Comunitária daquela comunidade.

Convocação para esclarecimentos

A vereadora protocolou uma convocação para a direção do SAAE e o setor de Meio Ambiente da Prefeitura explicarem na Câmara a situação decorrente das denúncias em órgãos ambientais, com a aplicação de multas; e do início das obras dos emissários.

Obras dos interceptores de esgoto já foram iniciadas

Ao Jornal S’PASSO, a direção do SAAE, por meio de sua Assessoria de Imprensa, esclareceu que a autarquia “já iniciou as obras de manutenção dos interceptores de esgotos ao longo do Rio São João e do Ribeirão dos Capotos”. As ações estão sendo realizadas nas intermediações da Avenida Dr. Miguel Augusto Gonçalves, no pátio de material de construção da PMI, e na Avenida. JK.

No Rio São João já está sendo instalada uma nova rede de esgoto, e no Ribeirão dos Capotos, sendo efetuada a limpeza preliminar do local para a entrada das máquinas pesadas e serviços de topografia. Será realizada nos Capotos a instalação de nova rede de esgoto, nas intermediações da Avenida JK, e substituição das tubulações danificadas ao longo do Ribeirão.