Já está no comando da Secretaria de Desenvolvimento Social a professora Alessandra Nogueira Santos Araújo, em substituição ao médico Élvio Marques da Silva, que pediu exoneração na semana passada. A segunda mulher a fazer parte do primeiro escalão desse governo – a primeira é Camilla Buzatti, na Controladoria Geral – ocupou a Secretaria de Educação e a Chefia de Gabinete. Agora ela é a titular da pasta do Desenvolvimento Social de Itaúna.
Em conversa com a reportagem, Élvio Marques explicou que pediu ao prefeito que o dispensasse das funções, depois de quatro anos e oito meses no comando da pasta. O motivo: cansaço, devido ao acúmulo de funções, como secretário e médico cardiologista – no seu consultório particular e no Hospital Manoel Gonçalves. “Além do cansaço, a sensação de dever cumprido. Nesses quatro anos e oito meses podemos dizer que nos dedicamos a cuidar das questões sociais em Itaúna”, salientou. Marques teceu elogios ao prefeito que está à frente de governos que “ficarão na história do município”.
Ele destaca algumas das realizações do Desenvolvimento Social, como a ampliação das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); criação do Centro da Juventude; construção do prédio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS); duplicação do número de serviços de informática, de três para seis; ampliação do número de servidores de assistência social; compra de novos veículos; apoio para a criação de conselhos sociais; parcerias com entidades religiosas e da sociedade civil, que renderam bons frutos para aquisição de cestas básicas; a criação do Banco de Alimentos Elza Lopes e do Posto do Migrante, que atende pessoas em situação de rua.
“Estou muito feliz com todos os avanços conquistados. Aproveito para agradecer o prefeito Neider, a vice-prefeita Gláucia, o vice-prefeito Fernando Franco, meus colegas secretários e familiares. Quero dizer também dizer que a escolha da professora Alessandra Nogueira foi muito feliz, porque ela é uma pessoa extremamente capacitada, de um coração enorme e sensível às causas sociais”, afirmou.
Muitos desafios em tempos de pandemia
Alessandra Nogueira é graduada em Física, mestre em materiais para engenharia e doutora em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. É casada com o advogado Jardel Carlos Araújo e mãe de Victor, Arthur e Giovanna. Professora de formação, entende que a educação é o pilar transformador da sociedade e, dentro desse contexto, diz perceber que sua vocação é a de servir à sociedade. Apaixonada pelo conhecimento e por desafios, Alessandra elogiou o colega e antecessor enaltecendo seu trabalho dinâmico à frente das causas sociais. Também ressaltou a postura de liderança do prefeito Neider como o chefe do executivo de uma cidade desenvolvida.
“Os desafios são inúmeros, temos muito trabalho pela frente, pois estamos diante do enfretamento da maior crise pandêmica da história. E isso traz um reflexo muito grande sobre essa parcela de extrema vulnerabilidade da população, que demanda um olhar mais sensível da sociedade. É indubitável que a pasta careça de uma compreensão ampla, pautada nas raízes axiológicas dos direitos fundamentais, a fim de que seja respeitado o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana”, pontuou.