Saiba como aproveitar o início de ano para o seu negócio

0
534
Imagem: AdobeStock

Conheça 6 dicas infalíveis para aproveitar o começo do ano e alavancar seu negócio, aumentando sua empresa e conquistando mais clientes!

O início de um ano representa o começo de um novo ciclo e muitas pessoas aproveitam o momento para tirar seu sonho do papel, como abrir seu próprio negócio. Para muitos brasileiros, empreender significa liberdade e segurança financeira.

Entretanto, se aventurar no empreendedorismo é um desafio que exige foco, organização, planejamento e ação. Para ter uma empresa de sucesso existem algumas dificuldades como a gestão de pessoas, a burocracia, os impostos, as vendas e a inovação.

Não pense que empresários contam com a sorte para construir seu sucesso. Na prática, existem alguns fatores que influenciam diretamente na construção de uma empresa bem sucedida. 

Aproveite o clima de renovação

Não tem como negar que o momento carrega um espírito de renovação, período em que muitas pessoas criam metas e buscam mudanças de hábitos e comportamentos. Como empreendedor, você deve olhar esta época e enxergar oportunidades para vender seus produtos ou serviços.

Nesse sentido, foque em mostrar os benefícios de seu negócio, demonstre como ele melhora a vida das pessoas, principalmente se sua empresa é de segmentos como a educação, estética, academia, beleza e alimentação. 

Investir em uma comunicação assertiva faz a diferença e dá bons resultados. Isto é, comunique todo o potencial de sua empresa para seu cliente, estabelecendo uma relação entre o propósito do seu produto ou serviço com os desejos dos consumidores. 

Estabeleça metas para o novo ano 

Para chegar onde deseja, todo empreendedor planeja suas ações, ou seja, identifica o caminho que precisará percorrer até chegar ao sucesso da empresa. Para isso, não há ninguém melhor que você para estabelecer que metas deverão ser cumpridas neste novo ano.

No entanto, apesar das grandes expectativas, tome cuidado para não estipular metas irreais, desanimando no meio do processo. Por isso, é fundamental estabelecer metas concretas e com prazos reais, conforme a realidade do seu negócio.

Isso não quer dizer que você deva descartar objetivos audaciosos, mas ajuste suas metas conforme a realidade do mercado. A seguir, veja alguns exemplos de metas para seu planejamento de ano novo:

  • Dobrar o número de clientes ativos;
  • Conquistar mais 6 mil seguidores nas redes sociais;
  • Lançar um novo produto no mercado;
  • Aumentar o faturamento em 25%;
  • Conquistar uma fatia maior do mercado;
  • Conseguir pagar as contas em dia;
  • Contratar novos funcionários.

Atenção redobrada no estoque

No começo do ano, o consumidor espera por novidades. Portanto, tenha atenção redobrada no estoque durante este período. Isso porque pode ser uma boa época para renová-lo. Além de repor as peças preferidas do cliente, acrescente novidades para atrair novos públicos.

Entretanto, nenhuma empresa deve lançar uma super promoção para aumentar as vendas e não ter estoque suficiente. Por isso, se atente a gestão de fluxos de entrada e saída de produtos. Assim, você conseguirá antecipar as necessidades de compra, evitando faltar mercadorias.

Além disso, o registro de tudo que entra e sai do estoque da empresa proporciona vários benefícios, tais como:

  • Estimativas de vendas;
  • Projeção de pedidos aos fornecedores;
  • Melhoramento do planejamento da produção;
  • Identificação de produtos que vendem mais ou menos;
  • Ofertas e precificação estratégia de produtos.

Invista na fidelização de clientes e na pós-venda

Todo empreendedor sabe que a fidelização de clientes, além de aumentar as vendas no começo do ano, garante bons resultados no ano todo. Em relação à questão financeira, fidelizar um cliente custa muito menos que adquirir um novo.

E, nesse contexto, elaborar uma boa estratégia de pós-venda pode ser fundamental para aumentar a taxa de fidelização de clientes. Afinal, é neste momento que o cliente envia seu feedback e deixa suas insatisfações em relação ao seu produto ou serviço.

Depois, você precisa atender todas as reclamações de maneiras ágeis, mesmo que não resolva o problema imediatamente. Isso porque é importante que o cliente perceba seu atendimento diferenciado e cuidadoso mesmo após a venda. 

Tenha presença digital

Na sociedade atual, é impossível deixar de lado o ambiente digital. Portanto, toda empresa precisa ter presença na internet, seja pelas redes sociais ou por meio de um site. Afinal, hoje eles funcionam como uma versão moderna do antigo Serviço de Atendimento ao Cliente.

Além de servir como uma vitrine da sua empresa, você estará construindo um relacionamento com seu público. Vale lembrar que mesmo que seu negócio tenha ponto físico, este tipo de marketing alavanca os resultados de qualquer empreendimento. 

Para isso, identifique quais canais são os mais adequados para promover seus produtos e serviços e criar conteúdos atrativos, com valor e propósito para atrair novos públicos e crescer sua empresa. 

Motive e capacite sua equipe

De fato, não há como alcançar todos os objetivos e metas estipulados sem motivação e capacitação qualificada para sua empresa. Sendo assim, somente uma equipe motivada terá capacidade de realizar o que precisa para alcançar melhores resultados.

Neste contexto, acertificação ISO 9001 é uma ótima maneira de desenvolver e melhorar o desempenho da sua produção, demonstrando os níveis de qualidade ao oferecer suas propostas de contrato. Com ela, sua empresa poderá:

  • Operar com mais eficiência;
  • Alcançar novos públicos;
  • Cumprir requisitos legais e regulatórios;
  • Identificar e solucionar riscos.

Isso quer dizer que todo empreendimento que deseja focar no cliente, reforçar a liderança e engajar o público alcançará melhores resultados com essa certificação reconhecida no mercado. Com ela, sua empresa documenta os processos, procedimentos e responsabilidades no cumprimento de objetivos de qualidade.

Assim, sua empresa melhora a gestão, otimiza os resultados e amplia a capacidade de competitividade no mercado, no início do ano ou mesmo em momentos de crise. Deste modo, você agrega valor à marca da sua organização e melhora a imagem do seu negócio perante as instituições financeiras e órgãos governamentais.