Uma nova ampliação do público para vacinação contra a Gripe foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde com a oferta da vacina para a população que ainda não foi vacinada, com idade superior a seis meses de idade. Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima para solicitar a imunização. É necessário levar o cartão de vacinas para registro e acompanhamento, assim como algum documento de identificação com foto.
Ambientes fechados
O secretário municipal de Saúde Fernando Meira de Faria negou que essa nova campanha indique que há casos em excesso de Influenza na cidade e reafirmou que o objetivo da mobilização e extensão é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, impedir possível pressão sobre o sistema de saúde e óbitos. Segundo o secretário, a medida tem como objetivo imunizar um número maior de pessoas uma vez que somente com o público alvo não foi efetivada a cobertura satisfatória, não somente em Itaúna, mas em todo o Brasil.
O frio é o período de grandes sintomas gripais e a mudança rápida de clima é propícia para doenças respiratórias. Além do mais esse tempo propicia o espalhamento mais rápido de vírus. “No frio é mais comum as pessoas se reunirem num mesmo espaço, com pouca ventilação.
O secretário de Saúde disse que ainda não tem um número exato de pessoas que se contaminaram com a Influenza, mas reitera que é grande a ausência do público específico nessa primeira campanha de vacinação contra a doença.