A fila de pessoas aguardando por cirurgias como as de catarata, ortopedia, ginecologia e urologia, dentre outras especialidades, além de consultas dessas especialidades é sempre um problema a ser enfrentado.
Segundo informações da secretaria de Saúde, a especialidade oftalmológica, por exemplo tem uma demanda reprimida de mais de 400 pacientes, que aguardam por cirurgia de catarata. Além disso, o número de pedidos de consultas oftalmológicas supera a marca de 3 mil.
A Secretaria destaca também que existe alta demanda em diversas áreas, como na urologia, onde mais de 250 pessoas aguardam procedimentos cirúrgicos diversos. E, em nota, destacou que a principal dificuldade “é a grande demanda por cirurgias eletivas, aquelas que não são de urgência, mas igualmente necessárias para a saúde e bem-estar dos pacientes”.
Esta é a justificativa para o levantamento que a prefeitura está fazendo para entender o tamanho da demanda e para a realização de mutirões para “zerar” as filas.
Projeto Zera Fila
Esta semana, a Secretaria de Saúde lançou o projeto Zera Fila, para agilizar as demandas em todas as especialidades médicas, começando pela oftalmologia e com a previsão de expansão para outras áreas ainda no primeiro semestre. “Mutirões e novas estratégias estão sendo implementadas para dar fim às longas filas e garantir atendimento ágil e eficiente para todos os cidadãos”.
No último final de semana foi realizado mutirão cirúrgico para cem procedimentos de catarata e, de acordo com o secretário de Saúde, Alan Rodrigo, “o objetivo é garantir que todas as especialidades possam atender os pacientes de maneira rápida e eficiente. O mutirão de oftalmologia é apenas o começo, e em breve realizaremos ações semelhantes em outras áreas”, explica.