“Saúde na Hora” comemora um mês, mas alto número de faltas preocupa em Itaúna

0
639

O programa “Saúde na Hora”, uma das principais iniciativas da atual gestão municipal, completa seu primeiro mês de funcionamento nesta quinta-feira (10) na ESF Cidade Nova, comemorando a ampliação do acesso à atenção básica com seu horário estendido até as 22h. No entanto, um ponto preocupa a equipe de saúde: o elevado número de faltas em consultas médicas previamente agendadas.

Desde a inauguração do programa, foram marcados 364 atendimentos médicos, mas em 54 deles os pacientes não compareceram, representando cerca de 15% do total. Esse índice é considerado alto e gera preocupação na unidade de saúde, que ressalta os impactos negativos dessas ausências no dia a dia do serviço.

O secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo, destacou que, apesar dos resultados positivos do programa no acesso à população, é fundamental um maior comprometimento da comunidade. “As faltas comprometem o aproveitamento das agendas médicas, levam ao desperdício de recursos e impedem que outras pessoas que aguardam atendimento possam ser atendidas”, explicou.

O prefeito Gustavo Mitre reforçou o apelo aos pacientes para que, caso não possam comparecer, cancelem seus agendamentos com antecedência. “A intenção é otimizar os horários disponíveis e garantir que mais pessoas tenham acesso aos serviços oferecidos. Com a colaboração da comunidade, o programa poderá alcançar resultados ainda mais significativos nos próximos meses”, avaliou o prefeito.

A partir desta sexta-feira (11), a segunda unidade do “Saúde na Hora” começa a funcionar na ESF Padre Eustáquio.