Secretaria de Cultura e Turismo é oficialmente inaugurada em solenidade com arte e política

0
607

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que já funciona desde janeiro de 2022, no Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros, realizou uma solenidade para inaugurar oficialmente sua sede, no mesmo espaço e endereço. O evento aconteceu na noite de terça-feira (16), com a presença de autoridades, artistas e servidores da Prefeitura, especialmente da pasta comandada pelo Ilimane Lopes Cardoso.

Joe falou dos eventos que têm sido viabilizados pela Secretaria ao longo desses anos de governo municipal, desde quando ainda quando era Gerência Superior de Cultura, como o Carnaval, o Festival de Inverno e o apoio a inúmeras atividades de gestores culturais do município. A mais nova secretaria do governo foi criada para valorizar, preservar e promover como destinos turísticos, as riquezas culturais, históricas e naturais de Itaúna, de forma a criar oportunidades, emprego e renda. Além de promover e democratizar o acesso à cultura, incentivando a produção cultural e artística no município. Já o Turismo e a economia criativa podem ser grandes vetores de diversificação e fatores primordiais na recuperação e no desenvolvimento da economia itaunense.

Pronunciamentos e performances artísticas

Na solenidade, o comandante da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar de Minas Gerais, major Alexsandro Souza, cumprimentou o secretário Joe e sua equipe e se colocou à disposição para que seja ampliada a parceria com as atividades da pasta. A chefe de gabinete e diretora de promoção do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerias – IEPHA/MG, Alessandra Deotti e a superintendente de Marketing Turístico da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Natália Dornellas, estiveram presentes e também elogiaram a criação da secretaria itaunense. O presidente da Câmara Municipal, Nesval Júnior (PSD) também compareceu à solenidade juntamente com os colegas Edênia Alcântara (PDT), Giordane Alberto (PV), Lacimar Cezário (PSD) e Léo Alves (PODEMOS). Nesval também lembrou a aprovação pelo legislativo da criação da Secretaria Municipal e de recursos financeiros do orçamento para as atividades e se comprometeu a estar sempre ao lado dos projetos culturais para a cidade.

Um sonho do ex-prefeito Ramalho

Em sua fala, o prefeito Neider Moreira (PSD) recordou que em 1988 quando foi inaugurado o prédio do Espaço Cultural, o então chefe do executivo, Francisco Ramalho da Silva Filho, já sonhava com a criação de uma Secretaria de Cultura e Turismo. E, visionário que era, o ex-prefeito pavimentou a base de uma cidade vocacionada para a arte e a cultura para que isso fosse possível hoje.

Teatro, música e dança

A programação artística contou com performance teatral de Filipe Correa e Ingrid Campos, a música de Ralfe Souza, Guilherme Guimarães e Pedro Miguel e da banda M Jack, e o balé da Cia de Adriana Corradi.