A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou nesta terça-feira, 17/10, a Nota Técnica nº 16/2023, na qual alerta sobre acúmulos de altas de notificações de amostras laboratoriais, casos leves de Covid, e consequente reflexo no número de hospitalizações em decorrência da doença. O documento destaca também os baixos índices de cobertura vacinal apresentados no Estado, principalmente quando considerado a vacina bivalente (imunizante usado como dose de reforço após o esquema primário de D1 e D2). Os casos positivos no continente americano é quase o dobro se comparado às demais regiões do mundo, de acordo com a OMS.
Entre a primeira (SE 36) e a segunda semana (SE 37) do mês de Setembro foram notificados 3.870 casos leves de Covid-19 em Minas Gerais, sendo 2.361 deles apenas na SE 37, o que significa um aumento de 62% se comparado à SE anterior. (SE = semana epidemiológica). A SES alerta também quanto à alta de casos de SRAG, apesar do cenário estar sustentado quando comparadas as SE’s, pois o número de notificações para esse período do ano é considerado não típico, uma vez que se esperava uma diminuição na curva de casos. Por isso é importante que a população mantenha o cartão de vacina atualizado conforme recomendações do MS.
A vacinação contra Covid está disponível para toda população acima de 6 meses de idade. A dose monovalente serve para dar início ou completar o esquema vacinal das pessoas que não fazem parte de grupos prioritários elegíveis para vacinação bivalente. Já a dose de reforço com imunizante bivalente, com cepas atualizadas, está recomendada para grupos específicos em maior vulnerabilidade, riscos para complicações / óbito e maior exposição. Destaca-se que ambas vacinas agem do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de defesa contra o vírus SARS-CoV-2.
Cobertura vacinal em MG segundo o PNI, até 26/08/2023:
1ª dose – 86,6%
2ª dose / única – 82,07%
1ª dose reforço – 68,44%
2ª dose reforço – 26,78%