Itaúna ganhou mais uma Estratégia Saúde da Família que vai funcionar no Posto de Saúde Dr. Dario Gonçalves de Souza. O Posto Central vai continuar atendendo a população do centro da cidade, mas passará a ser uma ESF, com médico, enfermeiro, auxiliares e agentes comunitários que vão atender pacientes previamente inscritos.
As duas unidades vão ampliar e melhorar o acesso aos atendimentos para moradores da região central e de bairros ou comunidades rurais sem unidade de referenciamento. A previsão é que sejam atendidas quatro mil pessoas por mês.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, o credenciamento trará melhorias para a infraestrutura do local, especialmente para a qualidade do atendimento à população e condições de trabalho dos profissionais. Ele disse ainda que o prédio passará por uma reforma ainda este ano.
Reclamação de que ESF está sem médico não procede, diz secretário
Essa semana um leitor do Jornal queixou-se de que a unidade de saúde do bairro Santanense estaria sem médico, pois o profissional que atende no local estaria de férias e não havia substituto. Perguntado sobre essa situação, o secretário Fernando Meira afirmou que tal fato não procede. Ele garante que todos os profissionais que estão ausentes devido ao acúmulo de férias vencidas da época de maior gravidade da pandemia, foram substituídos. A substituição é feita por médicos de apoio naquela unidade ou na ESF mais próxima, seguindo uma escala de apoio. “Nenhum paciente que seja caracterizado como urgência está ficando sem atendimento. O mesmo deve comparecer a unidade para ser triado, aí será encaminhado para a unidade de apoio, caso seja verificada a necessidade de atendimento médico”, esclarece.
O que a Secretaria de Saúde denomina como unidade de apoio é o posto de saúde mais próximo para o atendimento imediato do paciente de determinado bairro. Por exemplo, a unidade de apoio do bairro Santanense é a ESF do Residencial Santanense.