Secretário de Educação nega que haja sigilo sobre casos de contaminação de Covid-19 nas escolas

Weslei Lopes informou à reportagem que houve testes positivos e suspeitos notificados, entre profissionais e alunos, e que todos tiveram as atividades presenciais suspensas

0
777

Uma notícia publicada essa semana nas páginas virtuais de uma emissora de rádio indicava que informações sobre contaminações de Covid-19 nas escolas do município estariam sendo escondidas ou “mantidas sob sigilo”. Segundo o secretário municipal de Educação, Weslei Lopes, em relação à pandemia, a Semed tem assessorado sistematicamente todas as escolas
da rede pública municipal, bem como as creches conveniadas, e todas as medidas sanitárias de prevenção do contágio têm sido rigorosamente atendidas.

O secretário informou ainda que todos os casos de suspeita ou diagnóstico são devidamente registrados e acompanhados. Wesley destacou ainda que para os eventuais casos de professores com algum sintoma de Covid19 ou em situações em que quaisquer de seus parentes de convívio próximo sejam diagnosticados com a doença, as atividades da turma entram em formato remoto.

Poderá haver situações em que um professor eventual ou substituto assuma de pronto as atividades presenciais do grupo, por, pelo menos, 14 dias. Nos casos em que haja suspeita de contágio de qualquer aluno ou familiar de convívio próximo, esse deve suspender imediatamente a participação presencial nas atividades da escola e submeter-se ao teste para a doença.

O secretário reafirmou que as aulas presenciais serão interrompidas imediatamente após a suspeita de mais de um aluno ou a confirmação de estudantes com Covid. Ele faz questão de relatar todos os casos, confirmados ou suspeitos, da rede municipal de ensino que não estão sob sigilo.

“Até este momento, tivemos, em 13 de agosto, a notificação de uma professora do Ensino Fundamental que teve a filha diagnosticada. Nesse caso, a profissional, mesmo com diagnóstico negativo, foi imediatamente substituída nas atividades presenciais da turma. Tivemos o familiar de uma criança, de uma creche conveniada, com diagnóstico, em 20 de agosto. Por causa disso, as atividades presenciais dessa criança foram interrompidas de pronto. Em setembro, tivemos sete servidores com sintomas ou diagnóstico da doença. Todos tiveram as atividades de suas turmas concentradas exclusivamente no remoto. Também foi registrado o diagnóstico positivo de uma estagiária dos anos finais do Ensino Fundamental, em 22 de outubro, que se afastou das atividades imediatamente. Nesta semana, tivemos uma criança com suspeita de Covid, em uma das creches municipais e o primeiro aluno da rede com notificação de confirmação para a doença do Ensino Fundamental”, esclareceu o secretário.

Atenção aos protocolos, cautela e transparência

O responsável pela Educação na Rede Municipal enfatiza que nas 26 unidades municipais e nas quatro creches conveniadas, a Semed mantém-se atenta aos importantes cuidados com a saúde dos alunos e profissionais da Educação, seguindo todos os
protocolos definidos e atuando com a máxima cautela e transparência sobre suas ações diante dos desafios da pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

oito − 7 =