Secretário de Saúde lamenta mortes por Covid e ressalta a importância da vacina e cuidados individuais

0
727

Em nota da Secretaria Municipal de Saúde foi informada na tarde dessa quinta-feira (23) a ocorrência de duas mortes em Itaúna por causa da Covid-19. Os pacientes com testagem positiva para o Coronavírus, do sexo feminino, estavam internados no Hospital Manoel Gonçalves. A primeira, de 48 anos, tinha comorbidades e veio a óbito no sábado (18). A outra, era uma idosa de 86 anos, também com comorbidades, e morreu na segunda-feira (20). 

As aglomerações de milhares de pessoas no carnaval acendem o alerta das autoridades sanitárias para os cuidados como o uso de máscara, de álcool em gel e, especialmente, a regularização da vacina.

O secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, em entrevista ao Jornal S’PASSO, afirmou que seria necessário analisar cada caso isoladamente para ver a condição vacinal e o nível de comorbidade antes de emitir qualquer opinião. No entanto, pontua que as doenças respiratórias, assim como a gripe, causam comorbidades em várias pessoas, principalmente nas mais vulneráveis e nas que não foram vacinadas.

“A medida de proteção mais efetiva ainda é a vacinação, mas as pessoas que são vulneráveis, mesmo com a vacinação, ainda têm chance de desenvolver formas graves da doença, assim como a gripe comum”, ressalta.

 O secretário salienta a importância dos cuidados e a observância do ciclo vacinal atualizado como medida geral, além das medidas individuais de cada um.

Quase 25 mil casos de Covid em Itaúna e mais de 300 óbitos; número de vacinados é de mais de 80 mil

O último boletim da Covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em 17 de fevereiro, mostra que em Itaúna existem 24.930 testados positivos para a doença, sendo 13.336 mulheres e 11.594 homens. São 13 novos casos de contaminados pelo coronavírus e 313 óbitos.

Os números de vacinados, também segundo o boletim da Saúde, são: 83.235 com a primeira dose; 76.383 com a segunda; 2.248, em dose única; 48.885 com a primeira dose de reforço e 10.894, com a segunda.