Secretário pede que Jornal S’PASSO corrija matéria da chaminé da fábrica

Ele ressalta que a demolição foi decidida em reunião ordinária do Codempace, depois de solicitação dos proprietários do imóvel e que o bem não é tombado pelo patrimônio histórico, sequer foi inventariado

0
573

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Ilimane Lopes (Joe) solicitou que o Jornal S’PASSO fizesse uma correção na matéria publicada na edição passada sobre o desmonte da chaminé da Cia. Industrial Itaunense. Antes da publicação da reportagem, Joe foi convidado a opinar sobre as considerações feitas por conselheiros e ex-conselheiros do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural Artístico e Ecológico de Itaúna, que criticam sua maneira de decidir temas que envolvem a pasta, de forma unilateral. Na ocasião, não retornou a mensagem encaminhada e, depois de publicada a reportagem, ele afirmou que a decisão de demolir a chaminé foi solicitada pelos proprietários do imóvel, o grupo empresarial J. Mendes e apoiada imediatamente pelos conselheiros, em reunião ordinária no dia 11 de janeiro.

Segundo Joe, a chaminé da antiga fábrica de tecidos não é tombada pelo patrimônio histórico e sequer foi inventariada.

Chaminé ainda está de pé e proteção foi retirada

Na manhã desta sexta-feira (10), a chaminé da Cia. industrial Itaunense estava do mesmo jeito da semana passada. Foram tirados alguns tijolos e não caiu mais nenhum pedaço da estrutura. Na semana passada foi colocada uma cerca de proteção próxima da calçada da rua Zezé Lima, com impedimento para que carros não estacionassem à sua sombra e os transeuntes passassem com mais cuidado. Agora, a proteção foi retirada e vários veículos estavam parados no lugar.