A sede da Associação Comunitária dos Bairros Santanense e João Paulo II vai abrigar temporariamente o posto de saúde de Santanense, que irá passar por uma ampla reforma no telhado, nas redes elétrica e hidráulica e por outros serviços. A cessão do prédio foi feita num acordo com a Secretaria Municipal de Saúde celebrado essa semana. O presidente da Associação Comunitária, Luiz Henrique Machado, explicou que teve a ideia de propor a utilização do espaço depois de ver ameaçada a transferência da unidade de saúde para um outro bairro, uma vez que o prédio do PSF estava com problemas estruturais e deveria ser reformado.
A princípio a Secretaria de Saúde buscou outro imóvel no próprio bairro para instalar o PSF, e não encontrou. Depois de ouvir os membros da Associação e os moradores, a aceitação foi unânime, pois o povo de Santanense não quer que a sua unidade de saúde seja instalada em outra comunidade, dificultando o comparecimento de pacientes mais idosos ou com outras limitações.
As obras de reforma do posto já foram iniciadas e a Secretaria de Saúde vai providenciar nos próximos dias as intervenções no prédio da Associação Comunitária, como colocação de divisória, pintura e reparo na caixa d’água, para que os atendimentos de saúde não sejam interrompidos.
Atividades da Associação serão remanejadas
“Acreditamos que não haverá demora na conclusão da reforma do posto e em cinco, seis meses, o espaço da Associação será restabelecido”, considerou Luiz Henrique. As atividades que funcionam na sede serão remanejadas para outros locais. A intenção é que a fisioterapia seja realizada no antigo Grêmio e as de dança e zumba poderão funcionar no Centro Esportivo, se houver adesão dos participantes.