O problema da falta de água volta a atormentar os cidadãos itaunenses e chega com toda a força na Câmara Municipal com alguns vereadores cobrando soluções para dar uma satisfação às pessoas. Já se falou muito essa semana, principalmente na reunião do legislativo na terça-feira (30), que o desabastecimento está acontecendo em quase todos os bairros e muitas comunidades rurais, onde o povo não está tendo água para cozinhar e tomar banho.
Segundo a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaúna (SAAE), a demanda por água nessa época do ano aumenta muito devido à estiagem. A região oeste da cidade depende de um único sistema que já se encontra no limite da capacidade.
As áreas rurais abastecidas por poços artesianos também apresentam problemas pontuais quando ocorrem falhas nos sistemas de bombeamento ou quando a população flutuante, em finais de semana, aumenta muito e consome mais do limite do sistema. Os sítios e chácaras que recebem mais pessoas nos fins de semana e feriados representam grande aumento de consumo de água.
A autarquia informa que vem desenvolvendo ações para resolver os problemas de abastecimento da região oeste por meio da implantação do novo sistema do bairro Morada Nova. Também ressalta que algumas comunidades rurais receberam estudos geofísicos para perfuração de novos poços artesianos e alguns destes já estão sendo perfurados.
Reservatório do Morada Nova vai atender 40 bairros e 5 comunidades rurais
Sobre o novo sistema do Morada Nova, o SAAE revela que já se encontra com 75% de conclusão da obra, restando finalizar as interligações das redes nos reservatórios e a estação elevatória de água tratada, bombeamento para operar o sistema. Com o novo sistema, o abastecimento na região oeste será ampliado, além de garantir que algumas regiões mais distantes e frágeis de abastecimento, não mais sofram com queda de pressão e falta de água.
De acordo com o SAAE, o reservatório no alto do Bairro Morada Nova vai resolver, definitivamente, os problemas de abastecimento de água tratada dessa região da cidade, trazendo alívio a inúmeras famílias. São mais de 40 bairros e cinco comunidades rurais beneficiadas diretamente com o novo reservatório, que terá a capacidade de 2,5 milhões de litros de água tratada.
A nova caixa d’água atenderá diretamente as comunidades de: Alaíta, Aeroporto, Aeroporto II, Alameda dos Manacás, Tropical, Belo Vista, Belvedere, Chácara do Quitão, Chacreamento Vale Verde, Cerqueira Lima, Cidade Nova, Cidade Nova II, Garcias, Godofredo Gonçalves, Itaunense, Itaunense II, JK, Morada Nova, Morada Nova II, Morro do Sol, Nazaré, Novo Horizonte, Parque Jardim Santanense, Piedade Recanto das Peixotas, Residencial Santanense, Residencial São Geraldo, Santa Edwirges, Santa Edwirges II, Santanense, São Bento, São Bento II, São Geraldo, Três Marias, Vale das Aroeiras, Vila Washington, Campos, Lopes, Alphaville, Alphaville II, Vale dos Ipês, Bagaginha e Granja Glória.