A consciência cidadã é um chamamento da população para que motoristas e pedestres promovam um trânsito seguro, livre de acidentes e mortes. A Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, traz na programação ações com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres, sobre a responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro.
A gerente de Trânsito e Transportes da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, Cíntia Valadares, falou ao Jornal S’PASSO sobre os principais corredores viários da cidade e os gargalos antigos expostos nesses lugares. Ela salienta que o crescimento da população itaunense, de quase 100 mil habitantes, faz com que sejam realizadas análises e estudos constantes em diversos pontos da cidade.
Atualmente Itaúna contabiliza uma frota circulante de aproximadamente 65 mil veículos, ampliação significativa da malha asfáltica, 17 passagens de nível, de cruzamento de via com ferrovia dentro da área urbana. Além disso, novos empreendimentos comerciais e industriais chegando na cidade são fatores que contribuem para o aumento das áreas de conflito e gargalos de trânsito em diversos pontos. “Entretanto, alguns pontos são considerados “velhos problemas”, motivo pelos quais estão em constante observação, análise, estudos, revitalização de sinalização horizontal e vertical e outras intervenções”, pontuou. A coordenadora do serviço esclarece que a fim de tentar conter os acidentes de trânsito, que em sua maioria ocorre por falhas humanas, está sendo viabilizada a aquisição de instrumentos para conter a velocidade e intensificar a fiscalização de trânsito juntamente com a PMMG.
Os pontos mais críticos do trânsito em Itaúna apontados por Cíntia Valadares são: as avenidas JK com Albino Santos; avenida São João com rua Dr. José Gonçalves; rua Dr. José Gonçalves, próximo do Colégio Sant’Ana; avenida Jove Soares, por causa dos constantes desrespeitos da sinalização; avenida Gabriel da Silva Pereira e avenida Chico Inácio, por causa do- excesso de velocidade.