O 2º Seminário Regional Financeiro e Previdenciário, que acontece em Itaúna nos próximos dias 4 e 5 de outubro, pretende trazer à discussão importantes temas ligados à administração municipal, com a presença de autoridades das áreas de finanças e previdência públicas e representantes de inúmeros municípios. Já está confirmada a participação de Bambuí, Betim, Boa Esperança, Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Dores do Indaiá, Felixlândia, Florestal, Guaraciaba, Igaratinga, Inhaúma, Itabira, Itabirito, Itatiaiuçu, Japaraíba, Onça do Pitangui, Pirapora, Praia Grande (SP), Rochedo de Minas, Santa Luzia, Santo Antônio do Monte, Teófilo Otoni, além de Itaúna e municípios ligados à Asprev Norte (Associação dos Institutos de Previdência Pública do Norte de Minas). O evento, que acontecerá no auditório do Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE), à rua Capitão Vicente, 129, no centro, vai contar com palestrantes de Itaúna, Belo Horizonte, São Paulo, Divinópolis e outros municípios, além do secretário de Estado da Fazenda de Minas Gerais, Gustavo de Oliveira Barbosa, que irá explanar sobre “O necessário diálogo da unidade gestora com a previdência com a pasta de finanças”.
Para o diretor geral do Instituto Municipal da Previdência, Heli de Souza Maia, o objetivo do seminário é discutir temas que unem e aproximam duas áreas da administração publica: previdência social dos servidores e finanças. “Uma das palestras que dará uma espécie de ponto, de nó, de entrelaçamento das temáticas ficará por conta do Secretário de Estado da Fazenda, Dr. Gustavo Barbosa, discorrendo sobre a importância e a necessidade do diálogo constante entre as pastas da previdência e finanças. Haverá ainda uma palestra muito interessante que demonstrará como é fundamental a educação financeira, por Alexandre Marchesan Canata, de São Paulo. Estarão presentes delegações de 25 municípios de Minas e de São Paulo. A organização está a cargo do secretário municipal de finanças, Dr. Valter Gonçalves do Amaral e da equipe do Instituto Municipal de Previdência”, informou.
O secretário municipal de Finanças, Valter Amaral, reforça que o objetivo do Seminário é a cooperação entre os municípios buscando novas possibilidades para gestão financeira e previdenciária, através das experiências dos vários municípios. Dentre os palestrantes, o coordenador nacional de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, Luiz Antônio Zanon, irá falar sobre um tema que pretende desmistificar o tributo na administração pública.
“A importância deste 2º Seminário, com discussão de temas bastante relevantes e com a participação de autoridades tão significativas, como um Secretário de Estado, se deve a Itaúna ser referência em finanças e na previdência”, enfatizou Valter Amaral.