Senac e Sindicomércio ampliam oferta do Programa Jovem Aprendiz em Itaúna

Parceria possibilita crescimento de 100% nas vagas, atendendo 125 jovens que conciliam formação teórica e prática profissional

0
244

O Senac em Itaúna, em parceria com o Sindicomércio, dobrou a oferta do Programa Jovem Aprendiz na cidade, passando de duas para quatro turmas. Com a ampliação, 125 jovens participam da iniciativa, que combina formação teórica no Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, com experiência prática em 19 empresas parceiras do município.

Atualmente, são oferecidos os cursos de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos e Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercado. O programa tem se mostrado uma porta de entrada para o mercado de trabalho, garantindo formação técnica e desenvolvimento pessoal aos participantes.

Bianca Fonseca, ex-aluna do programa, é um exemplo de como a iniciativa transforma vidas. Hoje, ela trabalha no setor de Recursos Humanos da rede de Supermercados Rena e destaca o impacto positivo da capacitação em sua trajetória profissional. “Minha experiência no Senac foi extremamente importante para minha vida pessoal e profissional. No início, fiquei em dúvida sobre a escolha, mas logo me apaixonei pelo curso. O jeito de ensinar dos instrutores e tudo o que aprendi com eles foi incrível. Depois de concluir o Jovem Aprendiz, fui efetivada e hoje sou auxiliar administrativa do RH da Empresa Rena. Recomendo o programa para todos os jovens que desejam se qualificar para o mercado de trabalho”, relata Bianca, que ingressou no programa aos 14 anos e, aos 16, já está empregada.

Lucas Franco, coordenador de RH da Farmix, empresa parceira do programa, reforça a qualidade do ensino oferecido pelo Senac e sua relevância para a formação dos aprendizes.

“O Senac é um grande parceiro da Farmix Distribuidora, proporcionando aos aprendizes não apenas qualificação técnica, mas também suporte para o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Esse diferencial é essencial, já que o mercado de trabalho busca profissionais cada vez mais capacitados em relação às soft skills. A equipe do Senac em Itaúna está sempre inovando e aprimorando suas metodologias de ensino, o que nos motiva a continuar investindo no programa”, pontua Lucas.

O Programa Jovem Aprendiz do Senac é voltado para jovens de 14 a 24 anos (e para pessoas com deficiência, sem limite de idade), promovendo uma formação completa que combina conhecimento teórico e prática profissional. Os cursos abrangem diversas áreas, como Serviços de Supermercados, Administrativo, Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras e Vendas.

Segundo a docente do Senac Natalia Guimarães, um dos grandes diferenciais do programa é proporcionar uma experiência real no ambiente corporativo. “Além da formação técnica, o curso promove uma transformação pessoal e profissional, preparando o jovem para enfrentar desafios e inovar no mercado de trabalho”.

A adesão ao programa é gratuita para empresas contribuintes do setor de comércio de bens, serviços e turismo. Os empreendimentos interessados devem inscrever os jovens na unidade do Senac de sua região. Em Itaúna, as inscrições podem ser feitas na unidade localizada na Rua Godofredo Gonçalves, 304, sala 7 – Centro.

Benefícios do Jovem Aprendiz para empresas

A Lei da Aprendizagem estabelece que empresas com pelo menos sete empregados são obrigadas a contratar jovens aprendizes, variando entre 5% e 15% do total de funcionários que desempenham atividades que exigem formação profissional. A contratação é opcional para microempresas, empresas de pequeno porte e entidades sem fins lucrativos dedicadas à educação profissional.

Entre os benefícios do programa para as empresas, destacam-se:

  • Desenvolvimento profissional dos jovens alinhado à cultura e aos valores organizacionais.
  • Promoção de diversidade na equipe, tornando-a mais plural e inovadora.
  • Redução do custo do FGTS para 2%, em comparação aos 8% para outros trabalhadores com carteira assinada.

O programa prevê 1.000 horas de aprendizagem, sendo 400 horas de formação teórica no Senac e 600 horas de atividades práticas na empresa contratante. Além disso, por meio do Sistema de Acompanhamento do Programa de Aprendizagem Profissional, tanto a empresa quanto o Senac podem monitorar de maneira eficaz o progresso dos jovens, garantindo um aprendizado estruturado e alinhado às demandas do mercado.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (37) 3074-1900 ou pelo WhatsApp 31 3057-8600.