Serasa lança Calculadora de IPVA e Guia para facilitar pagamento em 2025

0
88
  • Nova ferramenta permite simular valor a ser pago de acordo com o Estado, ano de fabricação e valor do veículo;
  • Guia esclarece as principais dúvidas, como calendário de vencimento, percentuais de descontos e qual a melhor forma de efetuar o pagamento;
  • Especialistas trazem dicas para evitar que imposto atrapalhe o planejamento financeiro dos motoristas;
  • Em parceria com a Zapay, aplicativo da Serasa oferece opção de pagamento em até 12x, além de alertas de cada vencimento.

Para facilitar o planejamento e a organização financeira dos motoristas neste início de ano, a Serasa preparou uma calculadora de custos de IPVA, imposto obrigatório cobrado anualmente aos proprietários de veículos do país. Em Minas Gerais, o prazo para pagamento da primeira parcela ou da cota única se encerra em 3/02, para as placas com finais 1 e 2; 04/02, para finais 3 e 4; 5/02 para finais 5 e 6; 6/02 para finais 7 e 8; e 7/02 para finais 9 e 0.

A ferramenta, disponível gratuitamente no site da Serasa, permite que os consumidores se programem com os valores a pagar com base no modelo do seu veículo, no ano de fabricação e na alíquota de cada Estado. “Ainda que seja uma despesa recorrente da época, janeiro chega acompanhado de diversas outras contas que podem complicar o planejamento financeiro. Dessa forma, o cálculo funciona como uma estimativa para organizar e mensurar todos os gastos”, afirma Ana Carolina Ribeiro, coordenadora da empresa.

Ao mesmo tempo em que facilita a simulação de valores, a Serasa também atualiza seu Guia Especial do IPVA com os dados de 2025. O documento digital, acessível gratuitamente pelo site da empresa, traz as principais dúvidas sobre o imposto, como as datas de vencimento por Estado, os percentuais de desconto para pagamento à vista (cota única), como consultar e pagar o IPVA e benefícios no formato de pagamento, à vista ou parcelado.  No material, especialistas em educação financeira da empresa compartilham orientações para organizar os gastos do início do ano e evitar que o imposto comprometa as finanças pessoais ou gere multas para motoristas esquecidos ou inadimplentes. “Entre as dicas, sempre reforçamos a importância de estabelecer um acompanhamento constante do orçamento, já prevendo esses tipos de despesas fixas e sazonais. Fazendo esse controle, é possível ter ainda mais tranquilidade no começo do próximo ano”, orienta Ana.

Para conferir o conteúdo completo, acesse: Guia do IPVA da Serasa.