Itaúna registrou nesta quinta-feira (3), 173 vagas de trabalho no SINE com tendência maior de demanda de profissionais no setor industrial. A informação foi passada ao Jornal S’PASSO pela gerente da agência do Sistema Nacional de Emprego, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Maria Tereza Carvalho de Souza. Ela confirma que o perfil das vagas varia de acordo com a época e outros fatores ligados à economia do país. Por exemplo, no final do ano havia maior número de vagas destinadas ao comércio, noutras épocas foi a construção civil quem ofereceu mais empregos.
Maria Tereza destaca que as vagas oferecidas pelo Sine são para o regime da CTPS e não para contratos de prestação de serviços, como diaristas, pintores, pedreiros, eletricistas etc., desvinculados de empresas. Para se candidatar às vagas disponíveis, a pessoa tem que se cadastrar na agência, que em Itaúna funciona à rua Péricles Gomide e o primeiro cadastro tem que ser feito pessoalmente com apresentação dos documentos pessoais. Atualmente o Sine de Itaúna possui 23.700 trabalhadores cadastrados.
Maioria das vagas para homens
As vagas de emprego são divulgadas com frequência através do Instagram e no Facebook do SINE e através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, também nas redes sociais. A dirigente da agência local conta que atualmente, a maioria das admissões de empregos, cerca de 90%, são para o setor industrial e destinadas a trabalhadores do sexo masculino.