Nessa quarta-feira,18, a Polícia Civil realizou a operação Guardiões com o objetivo de combater a pedofilia. A ação aconteceu em Santa Maria do Suaçuí, na região Leste do estado, e em Itaúna. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão preventiva contra dois homens, de 42 e 22 anos, investigados por estupro de vulnerável.
Essas ações de combate à pedofilia foram intensificadas após o lançamento da campanha “Fala Comigo,” que promoveu uma colaboração entre as forças de segurança e o Ministério Público para agilizar a investigação de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
As investigações, que começaram em janeiro deste ano, incluíram depoimentos de testemunhas e coleta de evidências que resultaram na solicitação de prisão preventiva dos dois suspeitos. Um deles é acusado de cometer crimes sexuais contra suas duas filhas, e o outro contra uma vizinha. Todas as vítimas eram menores de 14 anos na época dos acontecimentos.
Durante os mandados de busca e apreensão, foram encontrados dois celulares e vestígios relacionados aos crimes em investigação. Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional e aguardam julgamento. A operação foi coordenada pela Delegacia de Polícia Civil em Santa Maria do Suaçuí, com o apoio da Delegacia em Itaúna.