Tenente-Coronel Alexandre Oliveira é confirmado para a nova Secretaria de Segurança Pública

0
49

O Tenente-Coronel Alexandre Oliveira, que dedicou 30 anos de trabalho a unidades como BOPE, GATE e ROTAM, na capital e região metropolitana foi homenageado na semana passada e confirmado como Secretário de Segurança Pública de Itaúna. O Projeto de Lei da criação dos cargos e da nova pasta será encaminhado nos próximos dias para apreciação da Câmara.

Carreira na Polícia Militar

Ao longo dos anos, Alexandre acumulou experiência em unidades táticas de grande prestígio. Iniciou sua carreira no Batalhão de Polícia de Choque, onde teve contato com operações de grande complexidade. A seguir, destacou-se na 2ª Companhia ROTAM, uma das unidades mais exigentes da PMMG, e na ROTAM Comando, uma divisão especializada em operações de alto risco.

Foi também Chefe de Equipe Tática no Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE), um dos principais grupos especializados em situações extremas, como sequestros e resgates de reféns.

Atuação na Segurança Governamental

Alexandre teve um papel de destaque na Segurança Governamental, assumindo o cargo de Chefe da Escolta do Governador Anastasia, com a responsabilidade de garantir a segurança pessoal do governador e de outras autoridades.

Além disso, Alexandre foi parte da Assessoria Institucional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, atuando como Ajudante de Ordens do Presidente da ALMG, Dinis Pinheiro.

Comando de Batalhões e Unidades

Ao longo de sua carreira, Alexandre teve a oportunidade de comandar diversos batalhões: foi subcomandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), onde teve a responsabilidade de coordenar e gerenciar operações de combate ao crime organizado, além de liderar treinamentos e operações de resgate.

Como Comandante de diversos batalhões, incluindo o 23° Batalhão de Polícia Militar em Divinópolis, o 9ª Cia PM em Itaúna, o 7° Batalhão em Bom Despacho, e o 1° Batalhão em Belo Horizonte, Alexandre teve a responsabilidade de garantir a ordem pública e coordenar ações preventivas e repressivas em suas respectivas regiões.

Ainda no comando, liderou o Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM), uma das unidades mais renomadas da PMMG, destacando-se pela implementação de estratégias eficazes de policiamento preventivo e operações de resposta a crimes em diversas áreas da capital mineira.

Assessoria Militar da Prefeitura de Belo Horizonte

Em outro momento de sua carreira, Alexandre também esteve à frente da Assessoria Militar da Prefeitura de Belo Horizonte, cargo no qual colaborou diretamente com o poder executivo, coordenando operações de segurança pública em eventos de grande porte e garantindo a segurança de políticas públicas voltadas para a população.