Terceira dose ainda não está na programação, mas Saúde se prepara para vacinar adolescentes

0
1188

Antes relutante em aceitar a vacina como medida mais eficaz no combate à Covid-19, agora o Ministério da Saúde propõe a recomendação para que idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas e portanto mais suscetíveis a infecções parasitárias, tomem a terceira dose.

Segundo o Ministério, o reforço no combate ao coronavírus deve ser feito preferencialmente com o imunizante Pfizer, mas na falta deste, recomenda-se utilizar vacinas da Astrazeneca ou Janssen. O mês de setembro está destinado à aplicação da terceira dose para o controle da contaminação pelo coronavírus e várias cidades já estão realizando a vacinação. 

Em Itaúna, o secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria disse que ainda não existe programação específica para a terceira dose da vacina contra a Covid-19, chamada pelas autoridades médicas de D3, apesar de algumas capitais já terem iniciado a aplicação. E, mesmo que o Estado esteja anunciando um cronograma para vacinação dos idosos acima de 70 anos e com imunodeficiência, a regional a qual Itaúna faz parte não está muito clara com relação à D3. 

Entretanto, o secretário Meira afirma que existe uma posição concreta sobre a vacina em Itaúna, mas esta diz respeito à programação para os próximos dias destinada aos adolescentes entre 12 e 17 anos.

“Nossa previsão de início é nesta semana. Vamos começar com os adolescentes que têm comorbidades e deficiências permanentes e, posteriormente, iremos atender outras pessoas nessas idades com a chegada de novas doses. Serão atendidos os de 17, 16, 15 e assim vai até 12 anos. Para essa faixa etária a única vacina aprovada é a da Pfizer. Agora, com relação à D3,  acredito que muito em breve haverá orientação para os municípios menores. Mas seguramente iremos realizar primeiro a vacinação dos adolescentes”, esclareceu. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

12 − cinco =