Teste confirma funcionamento no reservatório do SAAE no Morada Nova 

0
134

O SAAE realizou nesta semana uma série de testes operacionais na estação elevatória e nas redes que atendem ao reservatório do Monte Moriá, localizado entre os bairros Morro do Sol e Morada Nova. A ação teve como objetivo verificar o desempenho do sistema, corrigir falhas e garantir o abastecimento de forma estável para toda a região Oeste da cidade. 

O reservatório, com capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros de água está interligado ao Reservatório R7, no bairro Novo Horizonte, que possui capacidade total de 3,1 milhões de litros distribuídos nas duas unidades. 

Durante os testes, a equipe técnica avaliou cerca de 1.400 metros de tubulação que conduzem a água da Estação de Tratamento até o Monte Moriá, além de outros 1.350 metros de rede que fazem a ligação direta até o reservatório R7. 

 “O volume de água que chegou até o reservatório superou nossas expectativas. Com as correções realizadas e outras melhorias previstas, acreditamos que a região Oeste não enfrentará mais problemas de desabastecimento, salvo interrupções pontuais por manutenção”, destacou o diretor da autarquia, Nilzon Borges.

Estação de tratamento compacta em São José de Pedras

Após as fortes chuvas do ano passado, que causaram sérios danos à infraestrutura de saneamento rural, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto deu início à reconstrução da Estação de Tratamento de Efluentes Compacta (ETEC) na região de São José de Pedras. A antiga unidade, que fazia o tratamento do esgoto doméstico e lançava o efluente tratado no rio, foi completamente destruída pelas enxurradas que também comprometeram a ponte que liga o Distrito Industrial da Fazendinha às comunidades de São José de Pedras e Brejo Alegre. 

A nova ETEC está sendo erguida próxima à ponte sobre o Rio São João e, segundo o SAAE, as obras estão em ritmo acelerado e, assim que forem concluídas, será feita a conexão com as redes de coleta e tratamento do esgoto, restabelecendo o sistema sanitário da localidade e eliminando os riscos ambientais causados pela ausência da estrutura anterior. 

Para garantir o abastecimento contínuo, está programada para o fim do ano a implantação de uma nova rede de distribuição que ligará o sistema do Distrito Industrial da Fazendinha aos reservatórios de São José de Pedras. Atualmente, o fornecimento depende de um poço profundo, que sofre oscilações na produção, especialmente em períodos de estiagem. A nova rede deve eliminar essas interrupções.