TRÂNSITO EM ITAÚNA: 80% das infrações são por excesso de velocidade ou avanço de sinal

“Todos nós que temos alguma visibilidade na sociedade deveríamos direcionar as pessoas para o bem comum, para que fosse cumprido o que é certo. Esse tipo de crítica, que fala da ‘indústria da multa’, que fala de arrecadação apenas, induz as pessoas à insolvência, à desobediência civil”

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A gerente de Trânsito e Transportes da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, Cíntia Valadares, recebeu a reportagem do Jornal S’PASSO. Ela respondeu às perguntas sobre as novas intervenções no bairro Alaíta, próximo do Supermercado BH, as solicitações dos vereadores de faixas elevadas e quebra-molas – embora depois, por arrependimento ou para não perder o palanque eleitoral, criticam os mesmos equipamentos – as críticas da oposição à chamada “Indústria da Multa” e a retomada do convênio com a Polícia Militar para a fiscalização do trânsito.

foto arquivo

As intervenções na avenida JK com Albino Santos, no Alaíta

Nós estamos falando de uma região que só cresce, em população e em número de veículos. A chegada do novo empreendimento, a loja dos Supermercados BH, só intensificou a nossa avaliação e o nosso olhar. Tem pelo menos três anos que o setor de trânsito avalia o cruzamento da avenida JK com Albino Santos e Alaíta. Além de termos ali vários conflitos diferentes, onde os veículos podiam fazer qualquer tipo de manobra, entre andar para frente, virar à esquerda, virar à direita e retornar, temos ainda a passagem de uma linha férrea. É um grande gargalo, sim. Não temos conhecimento sobre a hora e o dia que o trem passa. Realmente é um grande problema e a chegada desse novo empreendimento é claro que intensificou a questão, pois além desses conflitos, temos as áreas de estacionamento da loja. Tivemos, então, que tomar novas atitudes e elas, que fique bem claro, são tomadas por um corpo técnico da Secretaria de Regulação Urbana, da qual o setor de trânsito faz parte. Temos arquitetos, engenheiros, advogados e estudiosos do trânsito. Essas ações são, o tempo todo avaliadas, e a tomada de decisão é conjunta, nunca por uma única pessoa.

Resoluções são testadas antes de serem implementadas em definitivo

Nos primeiros dias das alterações próximo da Alaíta, precisávamos medir o tempo semafórico e isso só é possível com movimento. Nas primeiras horas da manhã houve sim um congestionamento no local. Mas, a equipe da concessionária do transporte ferroviário estava a par dos testes que estávamos fazendo. Todos podem confirmar que naquela manhã o trem não passou. É uma ação conjunta mesmo, onde todas as ações são feitas em caráter experimental, com muita conversa.  Essa preocupação com aquele local é do município, é da concessionária e dos agentes fiscalizadores. Uma ação conjunta. Então, naquela manhã o trem não passou, justamente porque a gente precisava avaliar esses impactos. E, de lá para cá, estamos todos os dias monitorando, inclusive nos horários de pico, para saber o que podemos fazer para melhorar. Aquela situação posta lá foi o que nós conseguimos para esse momento. Mas, eu sempre deixo claro, se alguém tiver alguma solução melhor do que aquela que venha aqui, que fale conosco, é óbvio que às vezes não pontuamos alguma coisa que é importante. Nós trabalhamos de portas abertas…

Opinião e sugestões das pessoas

As pessoas procuram sim, mas é muito mais por meio da Ouvidoria, não podemos nos esquecer que temos uma cidade com uma circunscrição muito grande, com grandes demandas.

Grande frota de veículos circula na cidade diariamente

Temos dados de maio de 2024 que apontam a existência de 69 mil veículos emplacados em Itaúna e temos uma frota circulante gigantesca, devido à posição geográfica da cidade e devido ao próprio mercado. As mineradoras, os acessos a inúmeras indústrias, escolas, universidade etc. Temos um fluxo de veículos de grande porte. Isso tudo temos que acompanhar de perto.  E a gente aceita sugestões sim. E às vezes elas chegam e são aproveitadas.

Indicações dos vereadores

Interessante e agradeço a oportunidade de poder falar disso. Atualmente, depois dos manuais de sinalização do Contran de 2022, não basta pedir uma faixa elevada, um quebra-molas ou um conjunto semafórico. Você pode indicar, mas ele só pode ser instalado depois de um estudo técnico expresso. Tenho que apresentar o estudo fisicamente e nós temos que avaliar as necessidades a partir de um conjunto de requisitos.  Para cada elemento desse, além das resoluções pertinentes, temos requisitos específicos para que possam ser instalados, por exemplo.

Avenida São João com rua Dr. José Gonçalves

Acreditem, no cruzamento da rua Dr. José Gonçalves com avenida São João, tem o nosso olhar também, nosso olhar criterioso em relação a esse ponto, que é um gargalo que merece cuidado. Mas, estamos estudando a melhor forma de atender aquela região. A linha férrea é um grande problema ali também. Recentemente a gente viu isso, quando estávamos testando o tempo semafórico na JK com Albino Santos, alguém filmou e esse vídeo caiu em domínio público, de pessoas paradas na linha do trem. Se o semáforo fecha, provavelmente vão ter pessoas com essa coragem, de ficar paradas na linha do trem. As pessoas precisam entender que o trem não para. Para não correr esse risco, não colocamos o semáforo ali, na rua Dr. José Gonçalves com avenida São João. Aquele local ainda não preencheu os requisitos para que pudéssemos colocar um conjunto semafórico ali. Precisamos avaliar com mais critério o que podemos colocar.

O ideal e o real

Sempre falo, existe o ideal e existe o real. O ideal na JK com Albino Santos, naquela região, seria um elevado, uma ponte. Mas ainda não é o momento e não temos essa condição. O ideal neste outro ponto colocado, rua Dr. José Gonçalves com avenida São João, seria o acesso pela avenida como ela foi projetada, com pista dupla e o rio correndo no meio das duas até a região do Morro do Engenho. Mas ainda não é o momento do ideal. O que temos? De um lado da avenida São João é mão dupla, o que não acontece em toda extensão da via. Com certeza, se ela fosse toda em mão dupla, poderia haver intervenções melhores.

“Indústria da Multa”

Acerca desses comentários, todos nós que temos alguma visibilidade na sociedade, seja jornalista, pessoas públicas, deveríamos direcionar as pessoas para o bem comum, para que fosse cumprido o que é certo. Esse tipo de crítica, que fala da ‘indústria da multa’, que fala de arrecadação apenas, induz as pessoas à insolvência, à desobediência civil. É muito difícil a gente ver uma reportagem induzindo, direcionando as pessoas para que elas cumpram o que está determinado nas placas, para que elas obedeçam ao limite de velocidade, para que elas se resguardem, para que elas cheguem em casa vivas. Difícil ver isso. Ninguém aqui tem má fé, ou está trabalhando com má fé, com vontade que as coisas deem errado ou, ainda, querendo prejudicar outros. Nosso objetivo aqui é o bem comum, para que a gente consiga ter uma cidade que, em cinco anos ou dez anos, não pare.

Recentemente estive na Cidade Administrativa e saí de lá por volta das 18h e, quando chegou no Anel Rodoviário, tudo parado. Na região da Pampulha, não se andava nem para frente, nem para trás, nem para os lados. Todos parados. Isso é uma tendência. A cidade de Itaúna está em constante evolução e crescimento. O que estamos tentando fazer agora é impedir, tentar mitigar esses problemas, para que as pessoas não parem, que consigam ter qualidade de vida em relação à mobilidade urbana. Muitas pessoas, que sempre moraram aqui, não têm a dimensão do que é um trânsito que te prende durante 50 minutos, uma hora do seu dia, no ir e vir do trabalho. O que é ficar preso no trânsito durante duas horas todos os dias? A gente não quer isso e não fazemos nada fora da legalidade. Aqui tudo é transparente. Infelizmente quando vejo que tivemos 25.783 notificações de autuações em 2023, fico triste.

Dados das infrações de trânsito em 2023

As informações são do Relatório Quantitativo do Gerenciamento de Infrações de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023. Os dados de 2024 ainda estão em andamento.

  • Notificações de autuações processadas: 25.783
  • Notificações de penalidades processadas: 13.662
  • Defesas de autuação protocoladas:  4.727
  • JARI (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações) protocoladas: 471
  • Recebimento de penalidades de multas processadas no período: 9.790, que corresponde a R$ 2.044,388,98
  • A receber das penalidades de multa processadas: 3.872, no valor de R$ 865.018.08
  • Recebimento realizados no período: 8.171, equivalente a R$ 1.713.458,84

Todos os valores arrecadados são investidos exclusivamente nas ações da Gerência de Trânsito e Transportes, com aquisição de material, equipamentos etc.

Excesso de velocidade na maioria das notificações

A maioria das notificações é por excesso de velocidade, mesmo porque grande parte dessas é dos radares. Também por avanço de semáforo vermelho. Quer coisa mais grave? Você vê o semáforo verde, está junto com sua família, passa porque está na sua hora e é abalroado por um motociclista que simplesmente não quis parar no semáforo vermelho. Ele te atropela. Dessas notificações, afirmo que mais de 80% compreendem avanço de semáforo e velocidade. Precisamos diminuir a velocidade média dentro da cidade.

Convênio com a Polícia Militar

O trânsito é fundamental em três vertentes, que são: educação, fiscalização e engenharia. Estamos muito esperançosos para concluir essas tratativas o mais rápido possível. Da parte do município nós já assinamos, estamos aguardando apenas a publicação pela Polícia Militar, para que possa ser retomada a fiscalização na cidade. É muito importante que essas três vertentes estejam ativas para que as coisas funcionem.