O Governo de Minas publicou a lista de cursos profissionalizantes priorizados para a sexta edição do projeto Trilhas de Futuro que oferece cursos técnicos gratuitos para os estudantes. Itaúna será contemplada nesta edição com 1.254 vagas em diversos cursos técnicos para recém-formados no ensino médio.
No SENAI, as vagas contratadas pelo Governo do Estado são: Técnico em Eletromecânica (163); Técnico em Fundição (163); Técnico em Mecânica (120); Técnico em Eletromecânica (77); Técnico em Planejamento e Controle de Produção (41); Técnico em Qualidade (40); Técnico em Metalurgia (73); e Técnico em Soldagem (39). No Teorema, os cursos técnicos oferecidos são: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Química e Técnico em Enfermagem, com 60 vagas cada.
O próximo passo é a publicação do edital para credenciamento das instituições de ensino técnico interessadas em oferecer cursos do programa, com previsão de divulgação para maio.
Uma das novidades desta edição é que as instituições poderão credenciar apenas os cursos e municípios já previstos na lista de priorização, garantindo maior alinhamento entre a formação técnica e as necessidades do mercado, ampliando as oportunidades para os estudantes. As inscrições dos estudantes serão realizadas no segundo semestre.
Oportunidades
Além do fortalecimento das competências profissionais e do crescimento da mão de obra qualificada, os estudantes do Trilhas de Futuro também experimentam um desenvolvimento pessoal significativo. Para apoiar os estudos e garantir a permanência, o programa oferece uma ajuda de custo de R$ 20 por dia para alimentação e transporte, mediante comprovação de frequência nas aulas.