A final do Campeonato de Futebol Amador de Itaúna (2ª divisão) acontece neste sábado (9), às 15 horas, no Estádio José Flávio de Carvalho, entre as equipes Tupy, de Carmo do Cajuru e Real Garcias, de Itaúna, com entrada franca. O campeonato, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, já é tradicional no calendário esportivo e este ano contemplou 18 equipes em duas divisões, sendo oito na primeira e 10 na segunda.
As equipes participantes do Campeonato Amador foram: Portuguesa FC, São Francisco, Inter Zinabre, Sport Club Cajuru, Shalom, Santos, Independente e Souza Moreira, na Primeira Divisão. Na Segunda Divisão os times eram: ABEV, Juventude, América Lagoa Preta, Funerbach, Real Garcias, Colorado, Tupy, Real Madrid, Penarol e Fluminense.
Tupy aposta na experiência e nas vitórias em vários campeonatos
O Tupy Futebol Clube tem 77 anos de tradição e pode-se dizer que é um dos mais longevos times do futebol amador de nossa região. É hexacampeão regional da Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD): 1967, 1976, 1989, 2002, 2011 e 2012.
Após defender o Brasil na II Guerra Mundial, em 1945, o Sr. Cândido Pereira Guimarães, mais conhecido como Candico, retornou para Carmo do Cajuru com um firme propósito de fundar outra equipe de futebol em sua cidade. No dia 20 de janeiro de 1946 era fundado o Tupy Futebol Clube, para acompanhar o desenvolvimento daquele município. Nasceu com objetivo de proporcionar ao município de Carmo do Cajuru “divertimento e distração sadia, física e intelectual, incentivando assim a prática esportiva e integração entre as pessoas, sem distinção social, racial ou evangélica”.
Em setembro de 1969 foi conferido ao Tupy Futebol Clube o título de Utilidade Pública, apresentada pelo então deputado Alvimar Mourão. A partir de 18 de dezembro de 1953, o Sr. Juarez começou a fazer as anotações de todos os jogos disputados pela equipe principal do Tupy; o que o Sr. Alípio deu continuidade até 1989, quando o mesmo fez a relação de todos artilheiros da equipe entre 1953 até 26 de dezembro de 1989. Assim, o Sr. Claudionor Silva foi o maior artilheiro de sua história, com 178 gols marcados.
Campeonato de Itaúna
“O Campeonato Amador de Itaúna nos chamou atenção pela organização e pelo alto nível das equipes, esses foram alguns dos motivos para termos entrado nessa competição”, ressalta o presidente Glauber de Souza Camargos para o Jornal S’PASSO.
Real Garcias sonha com o título de campeão e agora se vê muito perto de conquistá-lo
A equipe do Real Garcias foi fundada em 2019 após uma missa e, numa roda de amigos, o assunto veio à tona trazido por Deivesson Cristino (Chorisso) e Jeferson de Moura (Jefinho), com o intuito de reorganizar o futebol do bairro Garcias. Naquela época, os dois times do bairro: Peixe Frito e Rosário, tinham encerrado suas atividades.
Em 2019, somente com atletas de baixa idade, organizados pelo Jefinho, a equipe foi em busca da tão sonhada vaga na 1ª Divisão do Campeonato Amador de Itaúna, mas bateu na trave nas quartas de final. Assim aconteceu novamente em 2021, após a pandemia da Covid-19.
Jefinho resolveu se afastar do comando do time em 2022 e assim a equipe foi em busca de outro dirigente, Túlio Queiroz, para ajudar na conquista de seu sonho de vitória. Infelizmente, também parou nas quartas de final e, agora, em 2023, o Real Garcias buscou novos reforços e reestruturou a equipe, bem como toda a organização do clube. “Isto fez total diferença, pois atingimos o principal objetivo que era subir e ainda fomos coroados com uma final”, comemora o presidente Túlio Queiroz.
“Esperamos uma grande final, visto que tem uma excelente equipe do outro lado, porém vamos em busca dos nossos objetivos que é ser campeão e manter esse título em Itaúna. É sempre bom deixar frisado que nosso time é família, joga quem gosta e quem ama o Garcias, e também deixar um agradecimento geral à tribo ‘flecha na caveira’, nossa torcida organizada”, pontua.