O Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG analisou os dados do IBGE sobre o desempenho da atividade turística, compondo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). As variações referem-se ao desempenho do setor observado em maio. A partir dos dados, avaliamos os últimos 10 percentuais para a volume da atividade.
O indicador de volume da atividade turística mostra que a herança deixada pela pandemia já ficou para trás. Os dados encontrados do setor mostram que a movimentação turística no Brasil já superou o período pré-pandemia e apresenta um crescimento de 6,3% quando comparado o mês de maio de 2023, frente a janeiro de 2020, período que antecedeu a pandemia em todo o país. Já o estado de Minas Gerais registrou um crescimento de 43,6% na mesma comparação, o que demonstra um impacto significativo para a atividade turística no Brasil. Para a Turismóloga da Fecomércio MG Milena Soares a busca por turismo de experiência já é uma tendência mundial. “Minas Gerais oferece diversas opções que vão de encontro ao interesse do turista que busca vivenciar novos destinos”, explica. A previsão é de que a atividade turística em Minas Gerais continue se desenvolvendo, tendo em vista o investimento no setor divulgado pelo Governo de Minas, com a injeção de cerca de 1 bilhão de Reais em recursos para impulsionar o turismo no estado por meio dos programas Minas Criativa e Mais Turista.
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo – WTTC aponta que na próxima década, cerca de 30% dos empregos gerados no mundo deverão estar relacionados com o turismo, o que justifica a potencialidade do setor, pois vai requerer quase 1 em cada 10 empregos gerados para atuação e atendimento das atividades relacionadas ao turismo. Este movimento é um reflexo da demanda reprimida gerada pela pandemia, “a aceleração das novas tecnologias nos últimos anos, também facilitou o acesso das pessoas às consultas e ao planejamento de seus roteiros de viagens”, explica Milena.
Fonte: PMS | Elaboração: Núcleo de Estudos Econômicos –Fecomércio MG
O indicador de volume de atividade turística no acumulado em 12 meses (junho de 2022 a maio 2023 / junho de 2021 a maio 2022) manteve um avanço crescente tanto no Brasil quanto no estado de Minas Gerais. Foi percebido pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG que a variação é menos intensa que o observado no mesmo período dos últimos meses, esse fator se deve em função do indicador considerar período que a base de dados ainda era fraca em função da queda da atividade no trimestre móvel de junho a agosto de 2021, devido ao período da pandemia da Covid-19. “Nossa análise sugere que nos próximos meses, ao passo que a base considerada fraca, vá ficando para trás e o indicador na abertura do acumulado de 12 meses trará um reflexo mais realista do desempenho da atividade para o mercado, explica Gilson Machado, economista da Fecomércio MG.
No Brasil o indicador apresentou um avanço de 14,5%, já o estado mineiro o crescimento foi mais intenso, com desempenho de 27,9%. Minas apresentou um crescimento mais enérgico para abertura acumulado 12 meses em 13,4 pontos percentuais. É importante destacar que com o efeito da pandemia o indicador nas duas esferas amargou um período de desempenho negativo por exatos 17 meses, chegando a desacelerar mais de 40% no início de 2021. Contudo, o indicador deixou essa tendência baixista no último quadrimestre de 2021 e acumula desempenho positivo tanto para o Brasil quanto para o estado de Minas Gerais a exatos 21 meses.
Fonte: PMS | Elaboração: Núcleo de Estudos Econômicos – Fecomércio MG
No acumulado do ano (janeiro a maio de 2023 / janeiro a maio de 2022) a atividade turística apresentou um desempenho de 8,4% para o Brasil e de 19,7% para o estado de Minas Gerais, demonstrando que o estado vem crescendo mais intensamente que o indicador nacional, nesse caso o desempenho em pontos percentuais foi superior no estado mineiro em 11,3 p.p. Cabe destacar que o indicador tanto no âmbito nacional quanto estadual vem apontando um desempenho positivo a 2 anos, o que sugere que a atividade turística vem se recuperando da difícil fase que viveu no período em que a população ficou contida em suas residências.
Fonte: PMS | Elaboração: Núcleo de Estudos Econômicos –Fecomércio MG
O indicador do volume de atividade turística no âmbito nacional na variação anual (maio 2023 / maio 2022) registrou um crescimento de 8,6%, é possível observar que o indicador para o Brasil nessa abertura veio mais intenso que os últimos 2 meses, março e abril, quando o indicador apontou avanço de 6,2% e 1,4%, consecutivamente. “Ao reportar os dados de Minas Gerais, temos um acréscimo no indicador de 17,0%, o que demonstra um crescimento mais significativo quando comparado ao do Brasil. Podemos destacar que nessa abertura o indicador de ambas as esferas vem apresentando desempenho positivo a mais de 24 meses”, enfatiza Gilson Machado, economista da Fecomércio MG.
Fonte: PMS | Elaboração: Núcleo de Estudos Econômicos –Fecomércio MG
Ao observar a contribuição dos 11 estados e do Distrito Federal para o indicador Brasil, é possível contatar que o estado de Minas Gerais é o que tem maior peso no indicador com 9%, o que supõe a sua contribuição para o desempenho nacional, uma vez que foi o estado com crescimento mais expressivo em 3 das 4 aberturas registadas no indicador. O Estado mineiro só não foi mais representativo na variação mensal, no qual o estado do Espírito registrou maior avanço com 11,8%, seguido de Pernambuco com 5,2% e da Bahia com 5,1%.