Tudo começou com um vídeo que circulou nas redes sociais denunciando a retirada de árvores ao longo da avenida São João e uma enorme quantidade de carros velhos que formavam um cenário desolador. A retirada de vários veículos de um pátio de apreensões localizado, na altura do Condomínio Portal do Engenho, chamou a atenção de populares que passavam pelo local no início dessa semana. Os veículos foram dispostos um atrás do outro ou lateralmente no passeio da avenida, principalmente às margens do Rio São João, transformando o local em um ferro velho a céu aberto.
Segundo profissionais que atuam na área de ferro-velho de veículos, os carros colocados às margens da via pública estavam em um pátio credenciado junto à Policia Civil, já inativo há alguns anos, e que os proprietários foram alvo de uma ação de despejo para desocuparem o terreno.
Crime de peculato
Questionada, a Polícia Militar limitou-se a dizer que “houve registro de peculato sobre o assunto pela Polícia Civil no dia 2 de agosto, uma vez que se trata de bens que estavam sob responsabilidade pública”. O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiros. A pena é de prisão de 2 a 12 anos e multa.
A Polícia Civil, através da Assessoria de Comunicação, afirmou que assim que foi acionada, compareceu ao local onde os veículos foram abandonados e notificou para que eles fossem retirados da via pública e transferidos para um pátio credenciado em até 24 horas.
A corporação esclareceu que o referido pátio, localizado na avenida São João, ao lado do local onde os veículos foram colocados, teve as atividades de remoção, depósito e guarda de veículos suspensas em junho do ano passado em razão de liminar expedida pela Justiça. O inquérito para apurar suposto crime de peculato praticado pelo proprietário do pátio foi instaurado e que o motivo da suspensão, está sendo apurado.
Furto de peças e danos nos veículos
Bastou os vídeos com as imagens dos veículos abandonados na rua viralizarem nas redes sociais para que algumas pessoas se aproveitassem da situação. Muitos compareceram ao local para, munidos de chaves de boca, fenda, alicates e outros instrumentos, furtar peças e danificarem os carros abandonados na via pública.
Em uma das postagens é possível ouvir um homem dizendo que algumas pessoas estariam roubando motos que ainda estavam dentro do pátio credenciado.
Em outro áudio, o interlocutor disse que estava liberada a retirada de peças “miudezas, acessórios por dentro“, menos a carroceria. A Polícia Militar prendeu pelo menos duas pessoas envolvidas nesse tipo de crime essa semana. Trata-se de um homem de 33 anos e uma mulher de 28 anos.
Prefeitura não se manifestou
O Jornal S’PASSO consultou o setor de comunicação da Prefeitura de Itaúna sobre o assunto, já que os veículos foram dispostos inclusive em área às margens do Rio São João que recentemente recebeu intervenção dentro dos trabalhos de desassoreamento, mas até o momento da publicação desta matéria não obteve retorno.
Carros foram incendiados
Na noite de quarta-feira (03) um incidente foi relatado envolvendo os carros despejados do pátio. Um vídeo mostra os carros em chamas e não foi possível identificar a responsabilidade do ato. Ao todo, três veículos foram incendiados, sendo um caminhão e dois carros. Segundo o Corpo de Bombeiros, na ocasião a equipe foi acionada por populares do Condomínio Portal do Engenho para apagar o incêndio. Não houve vítimas no incidente e o fogo foi controlado.
Noutras imagens, feitas anteriormente a esse incêndio, um dos veículos que teria sido abandonado na avenida foi jogado ao rio São João.