Um pouco mais da história do Moçambique de Nossa Senhora do Rosário

O Jornal S’PASSO entrevista o capitão da entidade e presidente da associação Sete Guardas do Reinado, Jamelão

0
803

O capitão da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário é o conhecido Jamelão. Ele nasceu Luciano Rodrigues de Sousa, há 54 anos, em Itaúna. É pai de três filhos e avô de quatro netos. Está no Reinado de Itaúna desde os sete anos, levado pelo tio Agenor, já falecido. Hoje é o presidente da Associação Sete Guardas Nossa Senhora do Rosário, que cuida de todas as entidades ligadas à festa.

Fé e devoção à Nossa Senhora do Rosário

Sou primeiro capitão da Guarda de Moçambique. Fiquei um tempo afastado, uns cinco anos, voltei há mais de 30 e vou continuar, se Deus quiser, enquanto tiver vida. Para mim o Reinado é uma grande festa da família itaunense, é maravilhosa, e todos participam dela com muita fé e devoção.

Crianças e jovens

Graças a Deus a tradição continua com muitos jovens nas guardas do Reinado de Itaúna, mantendo viva essa festa que é de todos nós. Tenho uma neta e um neto que também participam e meu filho Guilherme é capitão da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário. Aproveito a oportunidade para convidar todos que têm vontade de participar dessa festa, ou seja, dançar nas guardas, venham com a gente. Participem na guarda. Estamos sempre com as portas abertas para acolher e que possam também nos ajudar a abrilhantar cada vez mais a nossa festa. Temos que passar para frente, para outras gerações, para que não acabe o Reinado, que é uma festa muito importante para todos.

Do tempo do cativeiro

Aqui em Itaúna a Festa do Reinado já existe há anos e anos, é do tempo dos escravos. É tão importante para a cidade que o dia e Nossa Senhora do Rosário, 15 de agosto, é feriado decretado.

Nossa Senhora foi coroada no céu

Neste 15 de agosto foi o dia em que Nossa Senhora foi coroada no céu. Então, nesta data é comemorada o dia de Assunção de Nossa Senhora do Rosário. É um dia muito importante para todos, uma grande festa é celebrada na terra e no céu.

Associação das Sete Guardas

A Associação Sete Guardas Nossa Senhora do Rosário sempre está à frente para dar início e ao andamento do Reinado em Itaúna, com preparação de documentos e todos os eventos da festa. A Prefeitura tem sempre nos apoiado com uma quantia em dinheiro e a Sete Guardas repassa esses valores para cada uma das entidades, para que elas possam oferecer café, almoço e, até mesmo, o fardamento para os soldados de Nossa Senhora do Rosário e assim ajudar a manter a cultura viva. A Sete Guardas é uma entidade, ou seja, uma ONG da sede, da Igreja pequena do Rosário. A parte jurídica da festa inteira, das duas igrejas, é toda da responsabilidade da Sete Guardas, que hoje se encontra legalizada.

Do dia 1º a 17 de agosto

A festa do Reinado teve início na terça-feira, dia 1º de agosto, com levantamento das bandeiras e a presença de várias guardas no Alto do Rosário. O encerramento será no dia 17 de agosto, mas o dia 15 é a data da grandiosa festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário. Toda a população itaunense e, também, da região, está convidada a participar desta maravilhosa festa.