A Universidade de Itaúna iniciou nesta sexta-feira, 14, o projeto de preparação de gestantes para o parto, uma iniciativa de extensão que faz parte do curso de Fisioterapia. A programação conta com encontros presenciais, que ocorrerão às sextas-feiras.
A adesão inicial foi de 10 gestantes, que terão acesso a conteúdo sobre saúde e educação, com orientações de profissionais especializados na assistência materno-infantil. As participantes também poderão trocar experiências com outras gestantes em rodas de conversa.
Nos próximos encontros, as gestantes aprenderão posturas e movimentos que ajudam no alívio de dores comuns durante a gestação, além de práticas de respiração que contribuem para a redução de desconfortos respiratórios e ajudam a manter a mente mais calma e focada. Também serão ensinadas técnicas de relaxamento consciente.
A idealizadora do projeto é a estudante do sétimo período do curso de Fisioterapia, Duda Vilhena, que tem 10 anos de experiência com Yoga e especialização em práticas mente-corpo para gestantes.
Segundo Duda, o objetivo do curso é integrar o conhecimento da Yoga com a abordagem fisioterapêutica voltada para a saúde da mulher. “O curso vai unir esses saberes e oferecer para as grávidas ferramentas poderosas de autocuidado, físico e emocional, durante a gestação, parto e pós-parto”, afirma a estudante.
As inscrições para o curso já foram encerradas, mas em breve serão abertas oportunidades para novas turmas.
