Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Mineração Usiminas promoveu uma série de ações para lembrar e reforçar a Agenda ESG. Na programação, iniciativas parceiras, patrocinadas por meio das leis de incentivo, promoveram atividades em prol da conscientização acerca da importância da preservação do meio ambiente e corroboraram com o debate sobre a atuação da companhia dentro dos pilares Ambiental, Social e de Governança, por meio de ações recebidas nas dependências da empresa e realizadas junto às comunidades.
A Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa) teve oportunidade de expor e vender, em uma feira realizada nas dependências da Mineração Usiminas, os produtos desenvolvidos nas oficinas de artes/artesanato mantidas pela instituição por meio de iniciativa patrocinada pela empresa, via lei de incentivo fiscal. Para Vera Lúcia da Silva, produtora da Acirpa, “foi extraordinário” reverberar a atuação do projeto, que busca oportunizar o desenvolvimento pessoal e profissional. “Só temos a agradecer”, disse.
Os colaboradores da companhia também tiveram a oportunidade de apreciar um repertório variado em uma apresentação do Grupo Metal Madeira, da Corporação Musical Lira São Sebastião – CMLSS de Itatiaiuçu. Para Dalton Miranda, coordenador do projeto, foi importante estar em um ambiente que faz sinergia com os valores do grupo, democratizando o acesso à arte. “Buscamos promover a integração da música com a comunidade, sensibilizando e despertando interesse ao aprendizado”, destaca.
Na comunidade!
Ainda dentro da Semana do Meio Ambiente, escolas públicas de Itatiaiuçu foram contempladas com uma atividade que mescla social e ambiental. O espetáculo “Filhos da Mãe Natureza!”, realizado pela Lima Produções Culturais, visitou instituições de ensino com uma história sobre animais, fauna e flora, em busca de conscientizar crianças e jovens sobre os cuidados com o meio ambiente.
Não parou por aí. O projeto “Oficina Brinquedo de Terra: Geotintas, Arte, Identidade e Apropriação do Espaço” também compõe a comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, percorrendo escolas públicas da região com oficinas gratuitas e sustentáveis de produção artística, com rejeitos minerais como matéria-prima. As iniciativas também contam com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
“É satisfatório promover ações como essas, que buscam o debate e a democratização à cultura, além de valorizar a arte local e promover meios para reduzir a desigualdade social e manter os cuidados com a natureza. É um trabalho que se faz por muitos caminhos e como direcionamos nossa atuação social, impulsionando ações que visam o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes”, afirma Marina Magalhães, gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas.
Com informações da USIMINAS