Após semanas de indisponibilidade no Brasil, um número crescente de usuários está relatando sucesso ao acessar a plataforma X (antigo Twitter). A mudança se deve a uma alteração técnica realizada pela empresa, que optou por um novo roteamento para a plataforma.
Segundo especialistas em tecnologia, a X teria alterado o endereço IP utilizado para acessar seus servidores. Essa mudança técnica permitiu que usuários que utilizam o DNS público, um sistema que traduz endereços de sites em endereços IP numéricos, voltassem a acessar a plataforma. No entanto, a eficácia dessa solução pode variar dependendo de configurações específicas de provedores de internet e dispositivos.
A Anatel, agência reguladora das telecomunicações, informou que está monitorando a situação e que ainda não houve uma alteração na decisão judicial que bloqueou o acesso à plataforma no Brasil. A agência ressalta que a mudança técnica realizada pela X não significa o fim do bloqueio, mas sim uma forma de contornar as restrições impostas.
É importante ressaltar que a situação ainda é fluida e que novas medidas podem ser adotadas tanto pela plataforma quanto pelas autoridades brasileiras. Usuários que enfrentam dificuldades para acessar a plataforma devem verificar as configurações de seus dispositivos e verificar se usam o DNS público.
Nova interrupção
A reativação da plataforma social permaneceu pouco tempo no ar, menos de 24 horas depois de poder ter sido acessada pelos usuários, uma nova interrupção ocorreu, depois que a Anatel e as operadoras foram notificadas e cobradas pelo Ministro Alexandre de Morais para que providências fossem tomadas, ademais o Ministro do STF, determinou uma multa diária na casa dos 5 milhões para a plataforma X e para a operadora de internet Star Link ambas empresas de Elon Musk, caso mantivessem em operação o antigo Twitter.