Valdeci Ferreira comemora 40 anos de APAC e lança livro em evento festivo

0
570

Na noite de segunda-feira (11) aconteceu uma grande festa no salão do regime fechado da APAC masculina em Itaúna. O motivo foi o lançamento do livro “Abrindo as Portas das Prisões”, do itaunense adotivo, nascido em Itapecerica, Valdeci Ferreira, e a celebração dos seus 40 anos à frente do trabalho em favor de um sistema prisional humanizado. Missionário leigo comboniano, teólogo e bacharel em Direito, Valdeci Ferreira é um dos fundadores da APAC de Itaúna, onde atuou como presidente durante vários anos; e é ex-presidente da FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados.

As comemorações dos 40 anos de trabalho nas APACs e o lançamento do livro reuniu autoridades do judiciário, voluntários e ex-voluntários da entidade, um grupo de congadeiros, da Guarda de Moçambique de Santa Efigênia, e pessoas ligadas à igreja católica, que foi um dos braços na fundação da entidade nos anos de 1980.

A APAC de Itaúna surgiu em 1984, quando a primeira entidade, de São José dos Campos, criada por Mário Ottoboni, já tinha doze anos de existência. Valdeci Antônio Ferreira, foi convidado por um grupo de jovens para visitar a pequena cadeia pública de Itaúna e, atuante na igreja, empreendeu um trabalho na pastoral carcerária. Daí, foi conhecer a experiência de São José dos Campos e o projeto itaunense da criação da APAC começou a ser sonhado, para tornar-se realidade no início dos anos de 1980.