Vereador ‘Da Lua’ pede ajuda aos colegas para acudir Fubá

Engraxate está em tratamento contra o câncer e passa dificuldades financeiras

0
1431

Em agosto passado, os vereadores, numa reunião ordinária, aprovaram inúmeras homenagens endereçadas a pessoas que se destacam na cidade, segundo avaliação dos próprios parlamentares. Dentre as homenagens que estavam na pauta, uma Moção de Aplausos iria contemplar o engraxate Expedito Ferreira da Silva, conhecido como Fubá, que há décadas presta serviços de engraxador de sapatos na Praça Dr. Augusto Gonçalves. A proposição, de autoria de Leonardo Alves (Podemos), não chegou a ser votada porque o autor foi alertado de que Fubá encontrava-se doente, com câncer, à espera de tratamento. Naquela época, a reportagem do Jornal S’PASSO foi à Praça e encontrou-se com moço, doente, triste e necessitando de ajuda, médica e financeira. 

Agora o vereador Antônio de Faria Júnior, o Da Lua (PL), volta ao tema e solicita que os colegas do legislativo auxiliem para que o tratamento de Fubá não seja interrompido. Além dos cuidados médicos, o engraxate necessita de auxílio financeiro para sobreviver, já que tem nesse ofício –  interrompido pela doença e dificultado pela realidade dos tempos modernos – o seu ganha-pão. Como disse a vereadora Edênia Alcântara (PDT), a única que se pronunciou depois da solicitação de Da Lua, o rapaz não tem residência própria e mora de favor com uma irmã, num cômodo sem banheiro.

Vereadores falam da situação, prometem acionar instituições e contribuir financeiramente

O Jornal S’PASSO quis saber dos vereadores de que forma eles irão atender à solicitação feita pelo colega Da Lua. Edênia respondeu à reportagem que já esteve na casa do engraxate e não o encontrou. Em conversa com a irmã dele, soube mais detalhes da precariedade de sua situação material, embora ele esteja recebendo amparo do serviço público, através das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde. Edênia prometeu que irá, dentro de suas condições, auxiliar o rapaz de forma financeira.

 

Câmara dos Vereadores. Imagem: Jornal S’Passo

Gustavo Dornas (Patriota), informou que desde o início vem acompanhando a situação do Fubá e teve a oportunidade de, como dentista, auxiliar e encaminhá-lo para outros procedimentos odontológicos com colegas. No entanto, Dornas soube que o Fubá não está seguindo o tratamento médico adequadamente.

A vereadora Márcia Cristina Santos (Patriota) também comentou as informações de que o Fubá abandonou o tratamento, inclusive recusou a implantação de sonda para se alimentar. Diante dessa resistência em aceitar os procedimentos médicos, fica até difícil ajudar, mas ela garantiu que irá buscar mais informações e, se necessário, vai investir noutras formas para auxiliar. 

O presidente da Câmara, Alexandre Campos (DEM), contou que esse tipo de assistência tem sido corriqueira, no entanto, com relação ao Fubá, não teve nenhuma solicitação de ajuda direta. Foi feito o pronunciamento do colega Da Lua, mas Campos ainda não foi solicitado a contribuir com algum valor ou disponibilizar outros recursos.

Kaio Guimarães (PSC) afirmou que se o colega Da Lua levar a campanha adiante poderá contar com sua ajuda, mas irá fazê-lo sem que seu nome seja divulgado para não expor o beneficiado, que já está em situação difícil de saúde.

O vereador Joselito Gonçalves (PDT) se comprometeu a participar da cotização com os demais. Também o edil Aristides Ribeiro Filho (PSC) avisou que irá contribuir com a arrecadação para auxiliar o engraxate. 

Antônio de Miranda Silva (PSC) contou que as informações que tem são as de que a ajuda foi encaminhada, mas que o rapaz não está querendo continuar o tratamento, se negando a ser medicado.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × quatro =